INTRODUÇÃO
Você
sabe o que é CDPEF? Conhecimentos Didáticos Pedagógicos em Ensino Fundamental.
Você
já ouviu falar nesses dois termos "Didáticos" e
"Pedagógicos"?Você sabe o que significam?
Que
conhecimentos serão esses aos quais a sigla CDPEF se refere? Serão eles
específicos para o Ensino Fundamental?
NÃO!
OS CONHECIMENTOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR EM QUALQUER MOMENTO DE SUA PRÁTICA, EM QUALQUER ETAPA DO ENSINO.
CONVERSAMOS UM DIA SOBRE ISSO. LEMBRAM?
QUEM GOSTA DE ASSISTIR MASTERCHEF? NESTE PROGRAMA ASSISTIMOS PESSOAS QUE APLICAM OS CONHECIMENTOS DE CULINÁRIA, ELABORANDO PRATOS QUE NECESSITAM DE TÉCNICA ( TÉCNICA ADEQUADA) E CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA APLICAÇÃO DESSA TÉCNICA ( TEORIA).
NA EDUCAÇÃO TAMBÉM! ENSINAR EXIGE MAIS DO QUE GOSTAR. ALÉM DE GOSTAR DO QUE SE FAZ É PRECISO SABER FAZER E SABER O PORQUÊ SE FAZ DE UM JEITO OU DE OUTRO...
Vamos
a uma breve explicação do que vem a ser CDPEF?
Muitas
vezes ouvimos ou até mesmo falamos:
"Meu professor é muito inteligente,
mas ele não sabe ensinar!" "A professora sabe muito, no entanto, não
tem didática.”
A
formação do professor/ educador depende de uma série de conhecimentos específicos que o torna capacitado para realização
dessa profissão. Não adianta só você saber muito Matemática para dar aula,
ensinar Matemática a outras pessoas. Você também precisará de uma série de
informações oriundas de muitos estudos e pesquisas na área educacional:
Como
ensinar Matemática para alunos da Educação Infantil? Quais recursos posso utilizar para trabalhar
subtração com o primeiro ano de uma escola na zona rural? Todos aprendem do
mesmo jeito? Como meus alunos podem aplicar os conhecimentos de Matemática no
dia a dia deles? Qual o motivo do
fracasso da alfabetização no Brasil? etc.
Essas e outras questões inspiraram e inspiram pesquisas e
estudos no campo da educação, trouxeram e trazem teorias que fundamentaram e fundamentam momentos da
prática pedagógica, da experiência didática, ou seja, do "o aprender e
ensinar" em determinadas épocas. Cada época refletindo um momento
histórico, as necessidades e anseios da sociedade, refletindo um ideal de
sociedade, um ideal de homem e um ideal de educação...
Ou seja, ser professor exige uma formação específica que abrange diversas áreas do conhecimento: precisa estudar Psicologia, História da Educação, Filosofia da Educação, Didática etc. Ensinar, se tornar um profissional do magistério exige uma formação. E o professor está sempre estudando, pois as pesquisas nessa área nunca terminam, visto que, a humanidade sempre procura soluções para seus problemas e desafios. E o que não faltam nesta área, são os desafios!
Atualmente,
os concursos públicos para o magistério são realizados em duas ou mais etapas:
Prova escrita, Prova prática e Prova de títulos.
A prova escrita tem a intenção de
verificar o seu nível de conhecimento.
A prova prática tem o objetivo de
verificar o seu desempenho, ou seja, a aplicação desse conhecimento.
A prova de
títulos tem o objetivo de, após a aprovação nas duas anteriores, realizar uma
triagem onde suas qualificações e especificidades serão consideradas, otimizando,
assim, a sua classificação.
Formação
do Educador
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||
Três
aspectos importantes
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A
formação teórico- científica
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A
formação técnica
(Didática)
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A
formação prática
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Conhecimento
sobre a disciplina que irá lecionar
|
A
metodologia adequada. Procedimentos, métodos, recursos
|
Ambiente
– sala de aula
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Conhecimento +
Didática = Promove o processo de ensino e aprendizagem.
A
palavra didática vem do grego e significa a arte de ensinar. No momento
da prova prática é avaliado o nível de competência didática. Há três aspectos muito importantes para a
formação do educador conforme vimos no quadro acima: a formação teórico-científica, a formação técnica e a formação prática.
Esses três aspectos nos ajudam a situar as disciplinas que temos, por exemplo, no Curso Normal, onde encontramos na grade as disciplinas da Base comum (referentes ao primeiro aspecto), as disciplinas da Base Profissional, como CDPEF, CDPEI, Psicologia da Educação etc. (referentes à parte técnica) e o PPIP, Laboratórios... Que podemos situar na parte do aspecto prático da formação.
Formação
do Educador
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||
Três
aspectos importantes
|
||
A
formação teórico- científica
Matemática, Português, História etc.
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A
formação técnica
(Didática)
CDPEF, CDPEI, HFE, PE etc.
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A
formação prática
PPIP, LABORATÓRIOS etc.
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Conhecimento específico sobre a disciplina que irá lecionar (ensinar)
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A
metodologia adequada. Procedimentos, métodos, recursos para ensinar
|
Ambiente
– sala de aula
Como aplicar esses conhecimentos
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Também
podemos dizer que a Formação do Professor abrange duas Dimensões:
Formação
do Educador
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A
formação teórico- Científica (Dimensão Teórico Científica)
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É
a dimensão que corresponde aos conhecimentos que o professor precisa dominar
para trabalhar as áreas do conhecimento: Matemática, História, Geografia...
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A
formação didática e formação prática (Dimensão Técnico-prática)
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Na
formação didática aprenderá as metodologias, ou melhor, os métodos, as
técnicas que podem ser desenvolvidas na aplicação das diversas áreas do
conhecimento na prática.
|
Por
isso que os aspectos teórico e prático são imprescindíveis à formação do
professor. E devem estar sempre interligados nessa formação.
Fonte:
Material baseado no canal do youtube: Conhecimentos - A didática e a formação
do professor