sábado, 15 de fevereiro de 2020

1º BIMESTRE - A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARTE 1

INTRODUÇÃO



Você sabe o que é CDPEF? Conhecimentos Didáticos Pedagógicos em Ensino Fundamental.
Você já ouviu falar nesses dois termos "Didáticos" e "Pedagógicos"?Você sabe o que significam?
Que conhecimentos serão esses aos quais a sigla CDPEF se refere? Serão eles específicos para o Ensino Fundamental? 
NÃO!
OS CONHECIMENTOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR EM QUALQUER MOMENTO DE SUA PRÁTICA, EM QUALQUER ETAPA DO ENSINO.


CONVERSAMOS UM DIA SOBRE ISSO. LEMBRAM?
QUEM GOSTA DE ASSISTIR MASTERCHEF? NESTE PROGRAMA ASSISTIMOS PESSOAS QUE APLICAM OS CONHECIMENTOS DE CULINÁRIA, ELABORANDO PRATOS QUE NECESSITAM DE TÉCNICA ( TÉCNICA ADEQUADA) E CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA APLICAÇÃO DESSA TÉCNICA ( TEORIA).

TEORIA E PRÁTICA CAMINHAM JUNTAS! PRECISO FAZER BEM E SABER O QUE FAÇO!!!

NA EDUCAÇÃO TAMBÉM! ENSINAR EXIGE MAIS DO QUE GOSTAR. ALÉM DE GOSTAR DO QUE SE FAZ É PRECISO SABER FAZER E SABER O PORQUÊ SE FAZ DE UM JEITO OU DE OUTRO...




Vamos a uma breve explicação do que vem a ser CDPEF? 

Muitas vezes ouvimos ou até mesmo falamos:
 "Meu professor é muito inteligente, mas ele não sabe ensinar!" "A professora sabe muito, no entanto, não tem didática.”

A formação do professor/ educador depende de uma série de conhecimentos específicos que o torna capacitado para realização dessa profissão. Não adianta só você saber muito Matemática para dar aula, ensinar Matemática a outras pessoas. Você também precisará de uma série de informações oriundas de muitos estudos e pesquisas na área educacional:

Como ensinar Matemática para alunos da Educação Infantil?  Quais recursos posso utilizar para trabalhar subtração com o primeiro ano de uma escola na zona rural? Todos aprendem do mesmo jeito? Como meus alunos podem aplicar os conhecimentos de Matemática no dia a dia deles? Qual o motivo do fracasso da alfabetização no Brasil? etc.

 Essas e outras questões inspiraram e inspiram pesquisas e estudos no campo da educação, trouxeram e trazem teorias que fundamentaram e fundamentam momentos da prática pedagógica, da experiência didática, ou seja, do "o aprender e ensinar" em determinadas épocas. Cada época refletindo um momento histórico, as necessidades e anseios da sociedade, refletindo um ideal de sociedade, um ideal de homem e um ideal de educação...

Ou seja, ser professor exige uma formação específica que abrange diversas áreas do conhecimento: precisa estudar Psicologia, História da Educação, Filosofia da Educação, Didática etc. Ensinar, se tornar um profissional do magistério exige uma formação. E o professor está sempre estudando, pois as pesquisas nessa área nunca terminam, visto que, a humanidade sempre procura soluções para seus problemas e desafios. E o que não faltam nesta área, são os desafios!

Atualmente, os concursos públicos para o magistério são realizados em duas ou mais etapas: Prova escrita, Prova prática e Prova de títulos.
A prova escrita tem a intenção de verificar o seu nível de conhecimento. 
A prova prática tem o objetivo de verificar o seu desempenho, ou seja, a aplicação desse conhecimento. 
A prova de títulos tem o objetivo de, após a aprovação nas duas anteriores, realizar uma triagem onde suas qualificações e especificidades serão consideradas, otimizando, assim, a sua classificação.




Formação do Educador
Três aspectos importantes
A formação teórico- científica
A formação técnica
(Didática)
A formação prática
Conhecimento sobre a disciplina que irá lecionar
A metodologia adequada. Procedimentos, métodos, recursos
Ambiente – sala de aula

Conhecimento + Didática = Promove o processo de ensino e aprendizagem.


A palavra didática vem do grego e significa a arte de ensinar. No momento da prova prática é avaliado o nível de competência didática. três aspectos muito importantes para a formação do educador conforme vimos no quadro acima: a formação teórico-científica, a formação técnica e a formação prática.
Esses três aspectos nos ajudam a situar as disciplinas que temos, por exemplo, no Curso Normal, onde encontramos na grade as disciplinas da Base comum (referentes ao primeiro aspecto), as disciplinas da Base Profissional, como CDPEF, CDPEI, Psicologia da Educação etc. (referentes à parte técnica) e o PPIP, Laboratórios... Que podemos situar na parte do aspecto prático da formação.





Formação do Educador
Três aspectos importantes
A formação teórico- científica
Matemática, Português, História etc.
A formação técnica
(Didática)
CDPEF, CDPEI, HFE, PE etc.
A formação prática
 PPIP, LABORATÓRIOS etc.
Conhecimento específico sobre a disciplina que irá lecionar (ensinar)
A metodologia adequada. Procedimentos, métodos, recursos para ensinar
Ambiente – sala de aula
Como aplicar esses conhecimentos





Também podemos dizer que a Formação do Professor abrange duas Dimensões:


Formação do Educador


A formação teórico- Científica (Dimensão Teórico Científica)
É a dimensão que corresponde aos conhecimentos que o professor precisa dominar para trabalhar as áreas do conhecimento: Matemática, História, Geografia...
A formação didática e formação prática (Dimensão Técnico-prática)
Na formação didática aprenderá as metodologias, ou melhor, os métodos, as técnicas que podem ser desenvolvidas na aplicação das diversas áreas do conhecimento na prática.





Por isso que os aspectos teórico e prático são imprescindíveis à formação do professor. E devem estar sempre interligados nessa formação.


Fonte: Material baseado no canal do youtube: Conhecimentos - A didática e a formação do professor

1º BIMESTRE - O COMPROMISSO SOCIAL E ÉTICO DO PROFESSOR


O compromisso social e ético do professor

O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é seu primeiro compromisso com a sociedade
Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classes, na vida cultural e política. É uma atividade fundamentalmente social, porque contribui para a formação cultural e científica do povo, tarefa indispensável para outras conquistas democráticas.
A característica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e sua destinação social na sociedade, papel que cumpre provendo as condições e os meios.
O sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na instrução e educação dos seus alunos, dirigindo o ensino e as atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades, capacidades físicas e intelectuais, tendo em vista prepará-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade. 

(Libâneo,J.C.)