segunda-feira, 21 de setembro de 2020

PLATAFORMA SEMANA DE 21 A 25 DE SETEMBRO - ATIVIDADE VALENDO 3 PONTOS

 ATIVIDADE DE LEITURA

ESSA ATIVIDADE SERÁ PARA PAL E PARA AS TURMAS EM QUE LECIONO TAMBÉM CDPEF 
 
ATIVIDADE VALE 2,0 PONTOS ( O GRUPO NA AULA DO MEET, OPINIOU E A ATIVIDADE PASSA VALER 3,0 PONTOS)
VOCÊS PODEM FAZER EM FOTO, VÍDEO ETC. 








A ATIVIDADE PODE SER FEITA EM GRUPO DE 5 PESSOAS, MAS TODOS TÊM QUE POSTAR A ATIVIDADE. AQUELES QUE NÃO TÊM ACESSO À PLATAFORMA, PODEM ENVIAR POR E-MAIL

 

ATIVIDADE: EM UM MOMENTO DE PANDEMIA, CUJO CENÁRIO TRISTE NOS ENCAMINHA PARA O PESSIMISMO E A TOTAL FALTA DE PERSPECTIVA, COMO ENCONTRAR INFORMAÇÕES, NOTÍCIAS QUE REALMENTE SEJAM FERRAMENTAS PARA TODOS NÓS NESTE MOMENTO ESPECÍFICO?

COMO FAZER:

 PROCURE UMA REPORTAGEM, ACONTECIMENTO (PRÓXIMO DE VOCÊ OU DO GRUPO). ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ESSE MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO QUE VALE A PENA COMPARTILHAR. TRANSFORME O TEXTO ACRESCENTANDO LETRA DE MÚSICA, UM DESENHO... UMA ARTE E PUBLIQUE NA PLATAFORMA.

 

SUGESTÕES: NOTÍCIA, INFORMATIVO, REPORTAGEM DICA DE FILME, LIVRO, LIVE PROPAGANDA DE CURSO ONLINE GRATUITO CONVITE PARA PARTICIPAR  DE CAMPANHA, DE UMA AÇÃO SOCIAL. ETC  

OBJETIVO DA ATIVIDADE:  TRABALHAR A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE UM TEXTO MULTIMODAL, OU SEJA, UM TEXTO QUE ALÉM DOS RECURSOS VERBAIS, APRESENTA OS RECURSOS VISUAIS NA LEITURA E TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO.  PARA SABER MAIS SOBRE TEXTOS MULTIMODAIS, ASSISTA ESSE VÍDEO NO LINK ABAIXO:

https://www.youtube.com/watch?v=2kEauc6ckSU

 

OBSERVAÇÃO:  VOCÊ PRECISA INFORMAR FONTE, DATA ETC. DE ONDE TIROU O MATERIAL (CONTEÚDO, INFORMAÇÃO) CHECAR PARA SABER SE REALMENTE É UMA NOTÍCIA, INFORMAÇÃO VERDADEIRA. (VOCÊS SABEM QUE HOJE HÁ SITES QUE CHECAM NOTÍCIAS? OLHEM A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL! SABER UTILIZAR AS FERRAMENTAS DIGITAIS!)

 "A linguagem multimodal mescla linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos. O trabalho com textos multimodais nas aulas de leitura é imprescindível uma vez que envolvem uma linguagem muito presente em ambiente digital e impresso. Além disso, representam um ótimo indicador de proficiência em leitura e estão presentes na BNCC". Fonte Site E-DOCENTE


ENTREVISTA COM O PROFESSOR CEREJA SOBRE TEXTO MULTIMODAL

PARA AJUDAR NA ATIVIDADE QUE VALE 3 PONTOS

ASSISTAM O VÍDEO QUE APRESENTEI NA AULA DO MEET ESSA SEMANA, NA SEXTA-FEIRA PELA MANHÃ. É UMA ENTREVISTA COM O PROFESSOR WILLIAM CEREJA.

VAI A JUDAR ENTENDER DO QUE SE TRATA TEXTO MULTIDOMDAL TÃO FALADO NA BNCC E REALIZAR NOSSA ATIVIDADE QUE PODE SER DE GRUPO QUE VALERÁ TRÊS PONTOS.


https://www.youtube.com/watch?v=Ed4RlCfsjMk 


A linguagem multimodal mescla linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos. O trabalho com textos multimodais nas aulas de leitura é imprescindível uma vez que envolvem uma linguagem muito presente em ambiente digital e impresso. Além disso, representam um ótimo indicador de proficiência em leitura e estão presentes na BNCC. Neste primeiro bloco, entenda mais profundamente o que é texto, texto multimodal e diversificações da linguagem multimodal geradas por meio da cultura digital. Veja também algumas dicas de como os professores podem levar a multimodalidade para a sala de aula. Conheça nosso site: http://edocente.com.br Siga-nos no facebook: https://www.facebook.com/editorasaraiva

CANAL E-DOCENTE