A AULA
Relembrando:
A Pedagogia
investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, bem como
as metodologias apropriadas para a formação dos indivíduos, tendo em
vista seu desenvolvimento humano para tarefas na vida em sociedade.
A Educação
escolar é uma atividade social que através de instituições próprias, visa a
assimilação dos conhecimentos e experiências humanas acumuladas no decorrer da
história, tendo em vista a formação dos indivíduos enquanto seres
sociais.
A Didática
assegura o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político-social e
técnica; é por isso, uma disciplina eminentemente pedagógica. A
Didática é, pois um ramo da Pedagogia, uma das disciplinas da Pedagogia que
estuda o processo de ensino e aprendizagem através de seus
componentes.
A AULA
A aula é o
momento em que se revela a forma de organização do processo de ensino e aprendizagem.
Através da aula o professor transmite aos seus alunos conhecimentos adquiridos
no seu processo de formação, experiências de vida, conteúdos específicos para a
atuação em sociedade, meios para a construção de seu próprio conhecimento,
sendo o aluno
o sujeito de sua aprendizagem, de sua própria formação. A aula também é
um espaço
de interação entre professor e alunos. Espaço para a interação da turma.
Aonde se deve criar, pesquisar, trocar, construir, comparar, aprimorar
conhecimentos e habilidades. Momento das indagações e questionamentos. Por meio de
métodos, o professor realiza uma série de procedimentos, utiliza recursos,
estratégias para ensinar - Técnica.
"Aula
é toda situação didática na qual se põem objetivos, conhecimentos, problemas,
desafios com fins instrutivos e formativos, que incitam as crianças e jovens a
aprender " (LIBÂNEO, 1994- Pág.178).
(Imagem retirada da internet - Calna do Youtube Conhecimentos Pedagógicos)
A aula segue um fluxo
direcionada por uma série de componentes que conduzirão o processo didático,
facilitando a implementação das atividades educativas e a aprendizagem dos
alunos. Para isso, não se pode pensar em uma aula sem considerar os objetivos,
métodos, as necessidades e características dos educandos.
A organização e estruturação didática da aula têm por finalidade proporcionar um trabalho mais significativo e bem elaborado para a transmissão dos conteúdos. Muitos estudiosos indicam etapas para o desenvolvimento de uma aula, mas há vários "tipos", "modelos" de planos de aula. O desenvolvimento da aula dependerá dos objetivos, conteúdos, recursos disponíveis e das características dos alunos etc. A Didática apoia a estruturação de uma aula. Ela ajuda a construir uma sequência lógica.
A organização e estruturação didática da aula têm por finalidade proporcionar um trabalho mais significativo e bem elaborado para a transmissão dos conteúdos. Muitos estudiosos indicam etapas para o desenvolvimento de uma aula, mas há vários "tipos", "modelos" de planos de aula. O desenvolvimento da aula dependerá dos objetivos, conteúdos, recursos disponíveis e das características dos alunos etc. A Didática apoia a estruturação de uma aula. Ela ajuda a construir uma sequência lógica.
Exemplo da estruturação de uma aula:
(imagens
retiradas da internet – Canal youtube Conhecimentos Pedagógicos)
Apresentação
- Momento de "apresentar" o conteúdo. Buscar informações dos alunos
sobre seus conhecimentos prévios sobre o que se irá aprender, criar
expectativas e interesse da turma. Etapa em que o aluno entende qual o objetivo
se pretende atingir.
Construção - Desenvolvimento. Momento em que o
professor orienta a turma para compreender, desenvolver, construir...
Conhecimentos. Momento da aprendizagem.
Fixação
e a Aplicação - São etapas onde o aluno realiza exercícios, atividades em que
vivenciarão uma aprendizagem significativa e, muitas vezes, prática que
proporcionará mais sentido e compreensão ao que aprendeu.
Avaliação
- Etapa de verificar se a aprendizagem realmente foi alcançada. Não é
necessariamente no final da aula, ela pode acontecer durante outras etapas como
na construção, fixação e aplicação quando o professor observa a produção dos
alunos, suas dificuldades, dúvidas e entendimentos sobre o que foi trabalhado.
A avaliação também tem papel importante para o professor, não apenas para o
aluno. Através dela, o professor poderá replanejar ações para atender aqueles
alunos que apresentaram dificuldades, ou ainda, toda a turma. É preciso sempre
refletir sua ação pedagógica, buscar através da observação e do estudo, as
adaptações necessárias para melhor atender ao processo de ensino e aprendizagem.
ATENÇÃO
OBJETO DE
ESTUDO DA DIDÁTICA: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
QUESTÕES PRESENTES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM:
QUESTÕES PRESENTES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM:
*
QUEM ENSINA? O PROFESSOR. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O ALUNO TAMBÉM ENSINA.
* A QUEM SE ENSINA? AO ALUNO
* A QUEM SE ENSINA? AO ALUNO
*
POR QUE SE ENSINA? QUAIS OS OBJETIVOS QUE QUEREMOS ATINGIR?
* O QUE
ENSINAR? QUAIS OS CONTEÚDOS QUE DEVEM SER TRABALHADOS PARA PROMOVER O ALCANCE DOS
OBJETIVOS PELOS ALUNOS?
* COMO
ENSINAR? DE QUE FORMA VAMOS ESTRUTURAR E TRABALHAR ESTE CONTEÚDO PARA ATINGIR O
SUCESSO? (ESTRATÉGIAS,
RECURSOS ETC.)
* ONDE
ENSINA? EM QUE SOCIEDADE, EM QUE AMBIENTE, EM QUE CULTURA O PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM SE DARÁ.
* AO FINAL PRECISAMOS NOS PERGUNTAR: OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS PELOS ALUNOS? OS CONTEÚDOS FORAM COMPREENDIDOS? APRENDIDOS? COMO VAMOS VERIFICAR? AVALIAÇÃO
* AO FINAL PRECISAMOS NOS PERGUNTAR: OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS PELOS ALUNOS? OS CONTEÚDOS FORAM COMPREENDIDOS? APRENDIDOS? COMO VAMOS VERIFICAR? AVALIAÇÃO
"Feliz
aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina
Didática.
São Paulo: Cortez, 1994. José Carlos Libâneo