quinta-feira, 25 de junho de 2020

1º BIMESTRE - METODOLOGIAS ATIVAS

ATIVIDADE:

1 - APÓS LER O TEXTO:

A) DEFINA O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS.
B) CITE DUAS CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS




METODOLOGIAS ATIVAS

VAMOS PENSAR EM MÉTODOS A PARTIR DE UMA DIMENSÃO ATIVA, OU SEJA, PENSAR A ESCOLHA DE CAMINHOS ONDE O FAZER, PENSAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, PESQUISAR, EXPLORAR ESTEJAM PRESENTES ENQUANTO PROPOSTA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO DOS ALUNOS!


O IMPORTANTE É ESCOLHER CAMINHOS ATIVOS, ONDE O ALUNO VIVE O PAPEL DE SUJEITO DA SUA APRENDIZAGEM!!!

MAS O QUE SERIA UM CAMINHO ATIVO?



O QUE SERIA UM CAMINHO ATIVO – Caminho onde o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Pois ele faz o caminho, ainda que sob a coordenação do professor que o orienta. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar, estimular, desafiar o aluno para que desenvolva a capacidade de compreensão dos conhecimentos de maneira autônoma e participativa. Ora coletivamente, ora individualmente.
É preciso recursos variados, material e estrutura no próprio ambiente. A sala de aula não é o único local para se aprender.
Outro aspecto importante é compreender que o sucesso não está no número de atividades, mas na qualidade dos projetos desenvolvidos e da articulação dos diversos conhecimentos que podem ser trabalhados a partir de temas, de assuntos cujo interesse envolvam a todos.



Aprendizagem baseada em projetos
Exige que os alunos coloquem a “mão na massa”, diferente da aprendizagem baseada em problemas é focada na parte teórica da resolução de casos.
Tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios. Precisa se esforçar para explorar as soluções possíveis dentro de um contexto específico ― seja utilizando a tecnologia ou os diversos recursos disponíveis, o que incentiva a capacidade de desenvolver um perfil investigativo e crítico perante alguma situação.

Aprendizagem Baseada em Problemas
O objetivo é tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo.


Aprendizagem baseada em estudo de caso
A prática pedagógica de Estudo de Casos tem origem no método de Aprendizagem Baseada em Problemas. O Estudo de Caso oferece a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram seus conhecimentos em situações do mundo real, apresentadas aos alunos com a finalidade de ensiná-los, preparando-os para a resolução de problemas reais.

Aprendizagem entre pares (equipes).
Se trata da formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias.

Seja em um estudo de caso ou em um projeto, é possível que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que é enriquecedor na busca pelo conhecimento. Com a ajuda mútua, se pode aprender e ensinar ao mesmo tempo, formando o pensamento crítico, que é construído por meio de discussões embasadas e levando em consideração opiniões divergentes.


Quais os benefícios de uma metodologia ativa?
Construção da autonomia
Construção da maturidade e confiança, responsabilidade
Percebe-se o protagonista da sua aprendizagem
Valorizar as experiências e conhecimentos das pessoas
Aprender a ouvir, saber falar
Expor suas ideias
Pesquisar
Colaborar
Compartilhar
Desenvolver o hábito da leitura, do estudo, da pesquisa
Desenvolver a observação, a experimentação
Ser criativo, buscar soluções
Etc.

E O MAIS IMPORTANTE: APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS!


BASEADO NO TEXTO https://pt.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-e-o-papel-das-metodologias-ativas-de-jean-michel-da-silva