terça-feira, 10 de março de 2020

1ºBIMESTRE - DIDÁTICA - INFLUÊNCIAS RELEVANTES ROUSSEAU


JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712 A 1778)
  Canal youtube Conhecimentos Pedagógicos

FONTE: LIVRO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO. HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. AUTORES: GILBERTO COTRIM E MÁRIO PARISI. EDITORA SARAIVA.

NASCEU NA SUÍÇA. SUA FAMÍLIA ERA CALVINISTA, CONVERTENDO-SE AO CATOLICISMO AOS 16 ANOS. ANTES DE COMPLETAR OS SEUS ESTUDOS NUM SEMINÁRIO DA ORDEM DOS LÁZAROS, ABANDONOU-OS, ESTABELECENDO-SE EM LAUSEANNE, COMO PROFESSOR DE MÚSICA.

EM 1742, TRANSFERIU-SE PARA A FRANÇA, ONDE ESCREVEU VÁRIAS OBRAS, ENTRETANTO, SOMENTE EM 1762 PUBLICOU SUA OBRA-PRIMA CONTRATO SOCIAL, QUE SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA A REVOLUÇÃO FRANCESA; EM SEGUIDA, UMA OUTRA OBRA, EMÍLIO, LONGO ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO, EM FORMA DE ROMANCE.

COM SEU AUDACIOSO PENSAMENTO REVOLUCIONÁRIO FEZ MUITOS INIMIGOS, DENTRE OS QUAIS, O PRIMEIRO MINISTRO CHOISEAUL E ALGUNS FILÓSOFOS, DOS QUAIS SE DESTACA VOLTAIRE.O PARLAMENTO FRANCÊS CONDENOU SUAS OBRAS À FOGUEIRA E ELE À PRISÃO. FUGIU EXILANDO-SE NA SUÍÇA. SUAS OBRAS FORAM QUEIMADAS, MAS SUAS IDEIAS RESISTIRAM AO FOGO, PROPAGANDO-SE AINDA MAIS.

ROUSSEAU COMBATEU O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO E O USO DA FORÇA PELO SOBERANO PARA MANTER O PODER.

 VALORIZOU A CRIANÇA NO PROCESSO DE ENSINO. DEFENDEU O ENSINO BASEADO NAS NECESSIDADES E INTERESSES DA CRIANÇA. NÃO ESCREVEU UMA TEORIA, MAS SUAS IDEAIS INFLUENCIARAM MUITO A DIDÁTICA:

PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE O HOMEM É BOM NO SEU ESTADO NATURAL, DEFENDIA QUE O PAPEL DO EDUCADOR É AFASTAR A CRIANÇA DOS VÍDEOS DA SOCIEDADE, PERMITINDO-LHE DESABROCHAR, ESPONTANEAMENTE, SUAS POTENCIALIDADES INATAS.

CABE AO MESTRE DESENVOLVER A CURIOSIDADE NO EDUCANDO PARA QUE POR SI PRÓPRIO ELE ATINJA A SABEDORIA, APRENDIZAGEM.




OS ERROS NESTE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ONDE A CRIANÇA ESTÁ CONSTRUINDO O SEU ENTENDIMENTO, NÃO DEVEM SER VISTOS COMO UM PECADO MORTAL. PARA ELE, O ENSAIO E ERRO QUE OCORRE DURANTE A APRENDIZAGEM É ALGO NATURAL.






 meuip.co


ROUSSEAU 1712 – 1778 VALORIZOU A CRIANÇA NO PROCESSO DE ENSINO. DEFENDEU O ENSINO BASEADO NAS NECESSIDADES E INTERESSES DA CRIANÇA. NÃO ESCREVEU UMA TEORIA, MAS SUAS IDEAIS INFLUENCIARAM MUITO A DIDÁTICA.meuip.co
ROUSSEAU 1712 – 1778 VALORIZOU A CRIANÇA NO PROCESSO DE ENSINO. DEFENDEU O ENSINO BASEADO NAS NECESSIDADES E INTERESSES DA CRIANÇA. NÃO ESCREVEU UMA TEORIA, MAS SUAS IDEAIS INFLUENCIARAM MUITO A DIDÁTICA.meuip.co

1ºBIMESTRE - DIDÁTICA - INFLUÊNCIAS RELEVANTE COMÊNIO


 DIDÁTICA -INFLUÊNCIAS RELEVANTES
INTRODUÇÃO

Se a Didática é a arte de ensinar, seu surgimento está ligado ao ensino, ao ato de ensinar. Esse ato de ensinar foi se desenvolvendo na sociedade, assim como o desenvolvimento desta mesma sociedade, o desenvolvimento da produção e o desenvolvimento das ciências.
Mas comunidades primitivas, os jovens precisavam passar por rituais de iniciação para ingressarem no mundo dos adultos. Podemos considerar, segundo Libâneo, essa forma de ingresso como uma ação pedagógica, embora não esteja presente neste caso a ação propriamente didática como forma estruturada do ensino. 
Na antiguidade, gregos e romanos desenvolviam formas de ação pedagógicas em mosteiros, igrejas, universidades... Mas só no século XVII que surge a Didática com COMÊNIO, ou seja, que se estuda a forma de ensinar, esse como fazer.

Se antes nas comunidades primitivas, na Idade Média e na Antiguidade as atividades de aprendizagem eram espontâneas, com a Didática surge a sistematização do ato de ensinar.
 Canal youtube Conhecimentos Pedagógicos


JOÃO AMÓS COMÊNIO 1592-1670 (JAN AMOS COMENIUS)
 
COMÊNIO 1592 – 1670 FOI O MAIOR EDUCADOR DO SÉC. XVII, UM HOMEM DE FORMAÇÃO RELIGIOSA, MAS QUE VALORIZAVA O ESPÍRITO CIENTÍFICO DE SUA ÉPOCA. PROCUROU DESENVOLVER UM SISTEMA EDUCACIONAL NO QUAL O EDUCANDO, DE POSSE DO SABER CIENTÍFICO, FOSSE LEVADO AO APRIMORAMENTO DE SUAS QUALIDADES MORAIS. SEU OBJETIVO ERA PREPARAR O INDIVÍDUO PARA A VIDA E NÃO APENAS PARA O DESEMPENHO DE UMA PROFISSÃO. NA SUA OBRA DIDÁTICA GERAL, COMÊNIO ENUNCIOU ALGUNS PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA A EDUCAÇÃO. ALGUNS PRINCÍPIOS:

 A APRENDIZAGEM DEVE AVANÇAR GRADATIVAMENTE
OS EXEMPLOS DEVEM PRECEDER ÀS REGRAS.
O ENSINO DEVE PARTIR DO UNIVERSAL PARA O PARCIAL
PRIMEIRO DEVE-SE COMPREENDER PARA DEPOIS MEMORIZAR
O OBJETIVO DA APRENDIZAGEM É APONTAR CAMINHOS E NÃO LABIRINTOS

FONTE LIVRO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO. HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. AUTORES GILBERTO COTRIM E MÁRIO PARISI. EDITORA SARAIVA.

CONSIDERADO PAI DA DIDÁTICA. OBRA CLÁSSICA DIDÁTICA MAGNA. DEFENDEU A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS (HOMENS, MULHERES, RICOS,  POBRES). PRECURSOR DO LIVRO DIDÁTICO.


COMENIUS 1592 – 1670 CONSIDERADO PAI DA DIDÁTICA. OBRA CLÁSSICA DIDÁTICA MAGNA. DEFENDEU A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS (HOMENS MULHRES RICOS POBRES). PRECURSOR DO LIVRO DIDÁTICO.meuip.co
COMENIUS 1592 – 1670 CONSIDERADO PAI DA DIDÁTICA. OBRA CLÁSSICA DIDÁTICA MAGNA. DEFENDEU A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS (HOMENS MULHRES RICOS POBRES). PRECURSOR DO LIVRO DIDÁTICO.meuip.co
COMENIUS 1592 – 1670 CONSIDERADO PAI DA DIDÁTICA. OBRA CLÁSSICA DIDÁTICA MAGNA. DEFENDEU A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS (HOMENS MULHRES RICOS POBRES). PRECURSOR DO LIVRO DIDÁTICO.meuip.co
COMENIUS 1592 – 1670 CONSIDERADO PAI DA DIDÁTICA. OBRA CLÁSSICA DIDÁTICA MAGNA. DEFENDEU A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS (HOMENS MULHRES RICOS POBRES). PRECURSOR DO LIVRO DIDÁTICO.meuip.co

1º BIMESTRE - EXERCÍCIO FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR, EXERCÍCIO PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGÓGICA E DIDÁTICA

Exercícios

1 - Há três aspectos muito importantes para a formação do educador. Complete o quadro conforme solicitado:

Formação do Educador
Três aspectos importantes
A formação ______________________
A formação
_____________________
A formação
____________________
Conhecimento sobre a disciplina que irá lecionar, ensinar.
Formação da Base Comum.
A metodologia adequada, procedimentos...
Formação Específica. Exemplo Didática - CDPEF, CDPEI etc.
Ambiente – sala de aula/ ambiente cultural.
Formação no curso através de disciplinas como PPIP, Laboratórios...



(técnica/ prática/ teórico-científica)


2 – Marque C para CERTO e E para ERRADO:


A)      A atividade educativa acontece nas mais variadas esferas da vida social. ______

B)      A didática é uma disciplina técnica que tem como objeto específico a técnica de ensino (ensino e aprendizagem). _________

C)     A Pedagogia sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e o ensino. _______


3 - Responda
a) Segundo o texto quais são os objetos de estudo da Pedagogia?
b) Descreva o caráter pedagógica da prática educativa:
c) Conceitue ensino.
d) Conceitue didática com suas palavras.
e) Quais os ramos de estudo que contribuem com os estudos e pesquisas realizadas pela Pedagogia?


4 – Correlacione:

(1)    Didática
(2)   Pedagogia
(3)    Educação
(4)    Educação Escolar
(5)    Ensino
Campo de conhecimento que investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como os meios apropriados para a formação dos indivíduos, tendo em vista prepará-los para as tarefas da vida social.
 (     )
Acontece nas mais variadas esferas da vida social (nas famílias, nos grupos sociais, nas instituições educacionais ou assistenciais, nas associações profissionais, sindicais e comunitárias, nas igrejas, nas empresas, nos meios de comunicação em massa etc.). e assume diferentes formas de organização.
(     )
 É o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. (     )
Corresponde a ações, meios e condições para realização da instrução; contém, pois, a instrução.
(     )
Refere à formação intelectual, formação e desenvolvimento das capacidades cognoscitivas mediante o domínio de certo nível de conhecimentos sistematizados.
(     )