Semana passada, vimos uma aula sobre o assunto AULA! Aliás, por falar em AULA, como era bom quando podíamos nos ver e termos nossas aulas presenciais!!!
AULA é um ENCONTRO! É PRECISO ESTAR PRESENTE! SE VOCÊ NÃO ESTÁ PRESENTE, ELA NÃO ACONTECE!
Ela precisa de cuidados, precisa de recursos, precisa de planejamento, precisa das pessoas... Precisa de um objetivo!
É como uma viagem! Para onde vamos? Pra quem é a viagem? Quem vai? Por qual motivo? Como vamos? O que cada um vai levar?
Hunnnnnnnnnnnnn Muitos questionamentos, Não é mesmo?
1ª IMAGEM
Esse slide inicia com uma passagem muito interessante do livro "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS"?
Já leram?
Antes da aula, antes da viagem, antes de qualquer coisa... Precisamos PLANEJAR! E TUDO COMEÇA DENTRO DA CABEÇA!
ISSO É PLANEJAMENTO! QUANDO A GENTE "QUEBRA" A CABEÇA PENSANDO EM COMO FAZER ALGO! QUANDO QUEREMOS ALCANÇAR UM OBJETIVO!
QUAL O MAIOR OBJETIVO DO PROFESSOR? QUE SEUS ALUNOS APRENDAM, QUE ELES CRESÇAM COMO PESSOAS, SE DESENVOLVAM...
AGORA, QUANDO A GENTE NÃO SABE O QUE QUER, COMO VAI ESCOLHER AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA REALIZAR O QUE DESEJA? COMO ESCOLHER O MELHOR CAMINHO?
É ISSO QUE O COELHO FALA PARA ALICE!
SE NÃO TEMOS CLAREZA SOBRE O QUE DESEJAMOS QUE NOSSOS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE REALIZAR, DE FAZER, SE NÃO SABEMOS O QUE ELES TÊM CONDIÇÕES, SE NÃO SABEMOS QUAIS AS POTENCIALIDADES QUE ELES TÊM,,, COMO SABEREMOS ESCOLHER O MELHOR CAMINHO???
COMO SABEREMOS O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESSA CAMINHADA?
SE NÃO TEMOS CLAREZA SOBRE O QUE DESEJAMOS QUE NOSSOS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE REALIZAR, DE FAZER, SE NÃO SABEMOS O QUE ELES TÊM CONDIÇÕES, SE NÃO SABEMOS QUAIS AS POTENCIALIDADES QUE ELES TÊM,,, COMO SABEREMOS ESCOLHER O MELHOR CAMINHO???
COMO SABEREMOS O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA ESSA CAMINHADA?
2ª IMAGEM
Mafalda de Quino.
BOM, SEI O QUE QUERO? COM CLAREZA? PRECISO ME ORGANIZAR. CASO CONTRÁRIO, TEREMOS UM PLANO TODO ENROLADO! TÃO ENROLADO QUE NEM NÓS MESMOS SABEREMOS O QUE PLANEJAMOS!
TUDO BEM, QUE ALGUMAS COISAS PODEMOS MUDAR NO CAMINHO, MAS PRECISAMOS SEMPRE TER ORGANIZAÇÃO!
SERMOS FLEXÍVEIS, MAS ORGANIZADOS!
SERMOS FLEXÍVEIS, MAS ORGANIZADOS!
3ª IMAGEM E 4ª IMAGEM
Livro Cuidado, Escola!
TAMBÉM NÃO ADIANTA PLANEJAR E ESQUECER QUE NÃO VAMOS FAZER ESSA VIAGEM SOZINHOS! EM UMA AULA, OS ALUNOS FAZEM PARTE DESSA VIAGEM! PODEMOS DIZER QUE SÃO OS ATORES PRINCIPAIS.
ENTÃO, PRECISAMOS CONHECÊ-LOS, SABER SUAS DIFICULDADES, INTERESSES... POIS ASSIM, NOSSO PLANO DARÁ CERTO, OU PELO MENOS, TERÁ MAIS CHANCES DE SER UM SUCESSO.
NESSA IMAGEM, O PROFESSOR FEZ UM PLANO EM QUE OS ALUNOS NÃO ESTÃO MUITO CONFORTÁVEIS. NEM PARECE QUE A AULA É PRA ELES, POIS TERÃO QUE SE "MOLDAR" PRA SEREM TODOS IGUAIS... E NÓS NÃO SOMOS IGUAIS! NÃO É MESMO?
5ª IMAGEM E 6ª IMAGEM
Mafalda de Quino
AH, É PRECISO TER CALMA NESSA HORA! NÃO VAMOS FAZER UMA ÚNICA VIAGEM E CONHECER TUDO EM UM FINAL DE SEMANA!
A MAFALDA ESTÁ JUSTAMENTE TENTANDO MEDIR A CABEÇA PRA VER SE TUDO VAI CABER NA CABEÇA DELA.
A AULA PRECISA DOSAR O CONHECIMENTO, CAMINHANDO AOS POUCOS, PRESTANDO A ATENÇÃO, EXPLORANDO, DESAFIANDO... O ALUNO VAI APRENDER, VAI ENTENDER!
ANTES DE MAIS NADA PRECISAMOS ENTENDER, DEPOIS A GENTE MEMORIZA! MEMORIZAR NÃO É SABER! QUEM SÓ MEMORIZA E NÃO ENTENDE... ESQUECE!
7ª
AH TAMBÉM NÃO ADIANTA ENSINAR ALGO QUE NÃO TEM NADA A VER COM A REALIDADE DOS ALUNOS! PELO MENOS PRA COMEÇAR A GENTE PRECISA RELACIONAR O QUE SE APRENDE COM O QUE VIVEMOS, POIS FARÁ MAIS SENTIDO! FAZENDO SENTINDO, A GENTE VAI CONSEGUIR APRENDER.
EXEMPLO:
VOCÊ SABE O QUE É HAKUMAI? MAS SE EU FALAR QUE É ARROZ, VOCÊ VAI SABER DO QUE ESTOU FALANDO? POIS É, APROXIMAR OS CONHECIMENTOS É RELACIONÁ-LOS ÀS NOSSAS EXPERIÊNCIAS. ISSO TORNA TUDO MAIS FÁCIL E FAZ SENTIDO!
8ª
E AJUDA A GENTE A COMPREENDER QUE OS CONHECIMENTOS ESTÃO RELACIONADOS! JÁ REPAROU QUE, ÀS VEZES, VOCÊ APRENDE ALGO EM HISTÓRIA E NA AULA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, OU NA AULA DE HFE E PARECEM SER ASSUNTOS BEM PRÓXIMOS? OU MESMO, A MESMA COISA, MAS POR PERSPECTIVAS DIFERENTES?
CLARO! NOSSA CABEÇA NÃO É UM ARMÁRIO CHEIO DE GAVETINHAS. GAVETINHAS NO CÉREBRO IMPEDEM A GENTE DE ENTENDER, POR EXEMPLO, QUE O CONTEÚDO ÁGUA PODE ESTAR EM GEOGRAFIA, EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA AO LER UM GRÁFICO, EM CIÊNCIAS, EM HISTÓRIA...
9ª
E QUE HÁ TANTO CONTEÚDO, HÁ TANTO CONHECIMENTO QUE É IMPOSSÍVEL A GENTE SABER TUDO! E QUE OS ALUNOS TAMBÉM TÊM SEUS CONHECIMENTOS...
* PLANEJAMENTO - PENSAMENTO
* PLANO - MAPA, É O REGISTRO DO QUE VAMOS FAZER
*DIDÁTICA - FOI TUDO O QUE PENSAMOS ATÉ AQUI! A DIDÁTICA É JUSTAMENTE ESSA CIÊNCIA QUE COMÊNIO ELABOROU PARA DAR CONTA DA ARTE DE ENSINAR!
* PLANEJAMENTO - PENSAMENTO
* PLANO - MAPA, É O REGISTRO DO QUE VAMOS FAZER
*DIDÁTICA - FOI TUDO O QUE PENSAMOS ATÉ AQUI! A DIDÁTICA É JUSTAMENTE ESSA CIÊNCIA QUE COMÊNIO ELABOROU PARA DAR CONTA DA ARTE DE ENSINAR!
PRA PENSAR...