terça-feira, 12 de maio de 2020

1º BIMESTRE - PLANEJANDO E REGISTRANDO A AULA

VIMOS QUE PLANEJAMENTO É O PENSAR, É DEFINIR OBJETIVOS, DEFINIR O QUE SERÁ TRABALHADO, O QUE SERÁ PRECISO.. 

MAS ANTES DE QUALQUER COISA, EU PRECISO FAZER UM LEVANTAMENTO DA REALIDADE. O QUE CHAMAMOS DE DIAGNOSE. PENSE QUE VOCÊ FOI AO MÉDICO PARA UMA CONSULTA. ANTES DE QUALQUER COISA, ELE IRÁ TE OUVIR, PERGUNTAR UMA SÉRIE DE COISAS E PASSAR EXAMES PARA INVESTIGAR A SUA REALIDADE, O SEU QUADRO DE SAÚDE. SÓ DEPOIS QUE ELE TIVER TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS (DIAGNÓSTICO), IRÁ ANALISAR E TRAÇAR UM TRATAMENTO.


EM ALICE NO PÁIS DAS MARAVILHAS, ALICE PERGUNTA AO GATO QUE CAMINHO DEVERÁ TOMAR.
O GATO PERGUNTA PARA ONDE ELA DESEJA IR. MAS ALICE NÃO SABE RESPONDER, DIZ APENAS QUE PARA QUALQUER LUGAR, QUE ESTÁ PERDIDA... QUE NÃO SABE.
O GATO ENTÃO, RESPONDE QUE PARA QUEM ESTÁ PERDIDO E NÃO SABE PARA ONDE IR, QUALQUER CAMINHO SERVE...

NA EDUCAÇÃO NÃO PODEMOS AGIR ASSIM. POR ISSO PRECISAMOS SABER PARA ONDE DESEJAMOR IR, COMO, O QUE QUEREMOS, O QUE SERÁ PRECISO, COM QUEM VAMOS... SÓ ASSIM, NOS PLANEJAREMOS DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL...


MAS ANTES DE QUALQUER DECISÃO, ALICE PRECISA SABER QUAL É A SUA REALIDADE... COMO PLANEJAR SEM CONHECER SUAS POSSIBILIDADES?
NÓS TAMBÉM, PRECISAMOS CONHECER A REALIDADE DOS ALUNOS, DA ESCOLA, CONHECER UM POUCO SOBRE A COMUNIDADE EM QUE A ESCOLA ESTÁ INSERIDA. ISSO VAI AJUDAR NO NOSSO PLANEJAMENTO E COM CERTEZA, PROMOVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, QUE É A META DO PROFESSOR: CONTRIBUIR COM O CRESCIMENTO GLOBAL DO ALUNO, COM O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM...
E OS ALUNOS SÃO DIFERENTES... APRESENTAM CAPACIDADES, HABILIDADES, VALORES, CRENÇAS, CONHECIMENTOS DIVERSOS... NO PAÍS DAS MARAVILHAS, ALICE CONHECE MUITAS PESSOAS DIFERENTES... COM HISTÓRIAS DE VIDA, CONHECIMENTOS... CADA UMA DELAS TEM SEU PAPEL NA SOCIEDADE... E TODAS SÃO IMPORTANTES!
POR ISSO, NA ESCOLA, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE CADA ALUNO TEM SIM UM TALENTO, UMA HABILIDADE QUE DEVE SER CONSIDERADA E VALORIZADA, MAS PRECISAMOS AGUÇAR NOSSA CAPACIDADE DE OBSERVAR. NOSSO PLANEJAMENTO DEVE PROMOVER TAMBÉM A VALORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTOS DESSAS E DE OUTRAS HABILIDADES QUE ELE VIRÁ A DESCOBRIR...

MAS ESSE PLANEJAMENTO DEVE SER FLEXÍVEL... POIS DURANTE O CAMINHO OCORREM MUDANÇAS E PRECISAMOS ESTAR ATENTOS... ATENTOS PARA A NECESSIDADES E INTERESSES DOS ALUNOS... ADAPTANDO O CONTEÚDO A ESSAS SITUAÇÕES.
 

JÁ SEI ONDE QUERO CHEGAR, QUAL O OBJETIVO DESEJO QUE MEUS ALUNOS ALCANCEM... JÁ SEI QUAL É A REALIDADE DELES... JÁ SEI:
QUAL CAMINHO TOMAR
JÁ PENSEI COMO VOU FAZER ESSE CAMINHO
E JÁ PENSEI ATÉ NO QUE SERÁ PRECISO "LEVAR"




 

 A MESMA COISA ACONTECE COM O TRABALHO DO PROFESSOR. APÓS PENSARMOS, PARTIRMOS PARA O REGISTRO QUE CHAMAMOS DE PLANO DE AULA. É O REGISTRO! COMO UM MAPINHA ONDE COLOCAMOS TODOS OS NOSSO PASSOS...