quarta-feira, 24 de junho de 2020

1ºBIMESTRE - TÉCNICA TEMPESTADE DE IDEIAS


Na técnica da tempestade cerebral, também conhecida como Brainstorm, o professor apresenta um tema  sobre o qual cada ALUNO E ALUNA poderão falar algo sobre o assunto, o que pensam, o que lembram ao ouvir determinado tema etc.
O importante é participar da atividade e isso deve ficar claro para todos.
Enquanto os alunos e alunas falam, o professor registra no quadro branco o que for dito. É um momento de exposição de ideias que deve ser breve. E claro que o professor deve estimular a participação.

após, a turma pode selecionar ou mesmo o professor, selecionar as melhores ideias, a partir de critérios combinados com a turma, sendo que a turma escolherá a permanência ou não das ideias que serão discutidas, debatendo o valor de cada uma, relacionando-as ao tema. Um dos critérios, pode ser escolher uma palavra entre um conjunto de palavras semelhantes, por exemplo.



1º- BIMESTRE - ATIVIDADE COM PLANO DE AULA


AULA RETIRADA DO PORTAL DO PROFESSOR. NEM TODOS OS PLANOS DE AULA SEGUEM ESSE MODELO. EXISTEM OUTROS MODELOS DE PLANOS.

ATIVIDADE
A) LEIA O PLANO DE AULA E RETIRE DO TEXTO:

1 - O NOME DA TÉCNICA UTILIZADA
2 - OS OBJETIVOS
3 - RECURSOS


B) SEGUNDO SUA OPINIÃO, O MÉTODO EMPREGADO É UM MÉTODO ATIVO? JUSTIFIQUE SUA OPINIÃO.



TEMA ERRO E ACERTO NA APRENDIZAGEM: ISSO DÁ O QUE PENSAR!
02/06/2010
Autor e Coautor (es)
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
Coautor (es): 
Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.


Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
COMPONENTE CURRICULAR
TEMA
Ensino Fundamental Inicial
Ética
Respeito mútuo/ Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1.     Analisar o erro e o acerto em situações de aprendizagem.
2.     Perceber os vários significados construídos socialmente sobre errar e acertar.
3.     Reconhecer e diferenciar situações em que o erro pode ser bom e em que o acerto pode ser ruim. 
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, para o desenvolvimento da aula, é importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula


Comentários para o professor: Professor, para o desenvolvimento da 1ª atividade desta aula, propomos a utilização de uma técnica/estratégia educacional muito interessante, chamada Brainstorming ou Tempestade cerebral ou ainda Tempestade de ideias. A seguir, apresentamos um pequeno texto informativo sobre esta estratégia de ensino.


Tempestade de ideias ou brainstorming é uma técnica usada em dinâmicas de grupo. Sua principal característica é explorar as habilidades, potencialidades e criatividade de uma pessoa, direcionado ao serviço de acordo com o interesse. No ensino escolar essa técnica pode ser usada como estratégia. Em cada início de assunto pode-se colocar em prática. A execução ocorre a partir de questionamentos realizados no início de cada tema, nos inúmeros capítulos dos livros. O conjunto de perguntas deve ser respondido pelos alunos de forma oral, com base nas experiências e nos conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Tudo que eles forem expressando deve ser anotado no quadro, pois cada palavra registrada será usada como ponto de partida para o conhecimento do conteúdo que se pretende estudar. Durante as anotações todas as frases e palavras devem ser consideradas. O ideal é que todos participem e exponham sua opinião. Logo após a tempestade de ideias, o professor analisa cada opinião sem constranger nenhum aluno no decorrer dos comentários, mesmo se o que for expresso não tenha nenhuma ligação com o tema abordado. Esse tipo de dinâmica é importante, pois o aluno expõe seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida. Além disso, faz com que o aluno se posicione diante de um determinado tema, respeite as ideias do colega e também exercite a prática da participação no cotidiano das aulas.
Fonte: http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm    (Texto adaptado de Eduardo de Freitas, Equipe Brasil Escola).


1ª ATIVIDADE: O professor deverá iniciar a aula sugerindo aos alunos um jogo chamado Tempestade de Ideias. Este jogo consiste em falar rapidamente - sem pensar muito e sem fazer julgamentos -, tudo o que vier à mente sobre determinado tema/conteúdo. Vamos começar a jogar? Digam o que vem à mente de vocês quando falo a palavra “erro”. O professor deverá listar na lousa todas as palavras e frases ditas pelos alunos. Após o registro, deverá retomar as palavras anotadas, fazendo a leitura e explorando o sentido/significado de cada uma delas. Em seguida, alunos e professor farão um exercício de escolher as palavras que melhor representam as ideias do grupo sobre o erro.
Dando continuidade ao jogo, o professor deverá fazer a seguinte questão para os alunos: Ao ouvir a palavra “acerto”, o que vem à mente de vocês? O professor deverá seguir o mesmo procedimento utilizado anteriormente, até o momento de seleção das palavras que melhor expressem as ideias do grupo sobre o acerto. Concluído o trabalho, é preciso dizer aos alunos que as palavras selecionadas revelam a concepção (noção, ideia, compreensão) histórica e social construída por eles sobre o erro e o acerto.
Neste momento da aula, o professor poderá colocar as seguintes questões problematizado rãs para os alunos: Mas será que as pessoas em geral entendem o erro e o acerto da mesma forma que vocês? Os significados de erro e acerto são sempre os mesmos para pessoas de diferentes classes sociais, de idades diferentes, de diferentes etnias, de sexos diferentes, de níveis diferentes de escolarização? Vocês pensam que a forma de entender o erro e o acerto foi sempre a mesma ao longo do tempo ou estes conceitos mudaram com o passar dos anos? O que era considerado erro e acerto no passado pode ter outros significados nos dias atuais? Que exemplos, que situações de acerto e de erro poderiam ser compartilhadas com os colegas? (Professor, de acordo com o nível de reflexão dos alunos, você poderá formular outras questões que favoreçam ainda mais a percepção sobre os vários significados construídos socialmente sobre errar e acertar).   



2ª ATIVIDADE: O professor deverá dividir a turma em grupos de quatro alunos. Para cada grupo deverá entregar tiras de papel com frases para serem completadas e, em seguida, pedir aos alunos que façam um pequeno texto que dê visibilidade à ideia expressa na frase, trazendo situações vividas por eles. Segue abaixo algumas sugestões de frases para serem completadas pelos grupos de alunos: Acertar é bom, errar é.…; errar é humano, acertar é.…; acertar é exigente, errar é.…; errar é desafiador, acertar é.…; acertar é confortável, errar é.…; errar é vergonhoso, acertar é.…; acertar é prazeroso, errar é.…; errar é preciso, acertar é.…; acertar é sorte, errar é.…; errar é aprender, acertar é...
Após a realização da atividade, os grupos farão a leitura das frases e do texto para toda a turma. Também deverão socializar o debate realizado no grupo, as concordâncias e divergências entre eles, as argumentações e a compreensão que tiveram da ideia expressa na frase. O importante nesta atividade, é que os alunos consigam reconhecer e diferenciar situações em que o erro pode ser bom e em que o acerto pode ser ruim.   



3ª ATIVIDADE: Alunos organizados em círculo. O professor deverá apresentar um cartaz com a seguinte afirmativa: "Erramos porque pensamos, porque buscamos saídas para resolver alguma questão e optamos por uma delas" (Maria Clara Braz. Os acertos do erro. Errar é humano - Educar para crescer. Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/acertos-erro-495098.shtml ).
Em seguida, deverá propor aos alunos que expressem suas opiniões sobre a frase apresentada, refletindo sobre algumas questões: Todos concordam com esta afirmativa? Alguém discorda dela? Por quê? O que ela traz de diferente sobre a nossa forma de compreender o erro? Vocês têm exemplos de situações vividas em que erraram por fazer escolhas diferentes das que seriam consideradas como esperadas? Vocês também concordam que acertamos porque pensamos? (Professor, outras questões colocadas por você poderão aquecer a reflexão e o debate sobre o erro e o acerto em situações de aprendizagem). A partir da discussão, o professor solicitará aos alunos que produzam um texto individual com o tema seguinte: Quando o erro pode ser bom e o acerto pode ser ruim.  
Recursos Complementares
Professor, para favorecer as suas ações de mediação e intervenção no processo de construção do conhecimento pelos alunos, sugerimos a leitura do livro de DE LA TAILLE, Yves. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus Editorial, 1997.
Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.   
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.   
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram perceber os vários significados construídos socialmente sobre errar e acertar e se foram capazes de reconhecer e diferenciar situações em que o erro pode ser bom e em que o acerto pode ser ruim. 

1º BIMESTRE - METODOLOGIAS ATIVAS INTRODUÇÃO

NA AULA ANTERIOR, VIMOS O CONCEITO DE METODOLOGIA E DIDÁTICA. DOIS CAMPOS DO CONHECIMENTO QUE ESTUDAM OS MÉTODOS. NO ENTANTO, VIMOS QUE A METODOLOGIA TEM O PAPEL DE ESTUDAR E DESCREVER OS MÉTODOS, MAS A DIDÁTICA VAI ALÉM.

A DIDÁTICA DÁ VALOR AO MÉTODO, AO ESCOLHER DE ACORDO COM CRITÉRIOS ESPECÍFICOS: CONTEÚDO QUE IRÁ ENSINAR, COMO SÃO OS ALUNOS, QUAIS OS OBJETIVOS OS ALUNOS DEVERÃO ALCANÇAR (HABILIDADES E COMPETÊNCIAS) ETC.

TAMBÉM VIMOS QUE ALÉM DOS MÉTODOS QUE SÃO OS CAMINHOS E AS TÉCNICAS QUE SÃO AS FORMAS DE "FAZER" O CAMINHO, TEMOS TAMBÉM OS RECURSOS, OU SEJA, O QUE UTILIZAREMOS DURANTE O CAMINHO.

EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE MÉTODOS E ESSA CLASSIFICAÇÃO SE DÁ DE ACORDO COM DETERMINADOS CRITÉRIOS. NÓS NÃO VAMOS DECORAR, A-ENAS VAMOS LER PARA CONHECER.
ASSIM TAMBÉM, HÁ VÁRIAS TÉCNICAS QUE VOCÊS PODERÃO UTILIZAR EM SUAS AULAS.
SEMANA PASSADA, POSTEI NA PLATAFORMA, OS MÉTODOS E TÉCNICAS E ESTAREI DISPONIBILIZANDO HOJE, EM PDF. 
VAMOS ESTUDAR HOJE, AS METODOLOGIAS ATIVAS, OU SEJA, CAMINHOS QUE CONSIDERAM O ALUNO COMO SUJEITO DA APRENDIZAGEM. QUE COMPREENDEM A APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM REALIZADO PELO ALUNO SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, E NÃO, UMA "TRANSFERÊNCIA" DO CONHECIMENTO, COMO SE O ALUNO FOSSE UM VASO, UM LOCAL PARA SE DEPOSITAR ALGO.

AS METODOLOGIAS ATIVAS PRIORIZAM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CONTRASTE COM UMA APRENDIZAGEM MECÂNICA.