PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGOGIA E DIDÁTICA
A
atividade educativa acontece nas mais variadas esferas da vida social (nas
famílias, nos grupos sociais, nas instituições educacionais ou assistenciais,
nas associações profissionais, sindicais e comunitárias, nas igrejas, nas
empresas, nos meios de comunicação em massa etc.) e assume diferentes formas de
organização.
Não existe sociedade sem a prática educativa e pratica educativa sem sociedade. A educação é um fenômeno social , nos diz Libâneo:
" A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função das necessidades econômicas, sociais, e políticas da coletividade" (pág 17)
A
educação escolar constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos
intencionais, práticas sistematizadas e alto grau de organização, ligado
intimamente às demais práticas sociais. A educação é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade, segundo Libâneo. As finalidades da educação e os meio estão ligados à estrutura de organização dessa mesma sociedade: Como ela é composta? Como são as relações? Como entende Educação? Como entende Escola? Qual a finalidade da Educação? Que tipo de sociedade se almeja ser? Que tipo de cidadão se almeja formar? etc.
A instrução se refere à formação intelectual,
formação e desenvolvimento das capacidades cognoscitivas mediante o domínio de
certo nível de conhecimentos sistematizados.
*cognoscitivo - que tem o poder ou a capacidade de conhecer.
O
ensino corresponde a ações, meios e condições para realização da instrução;
contém, pois, a instrução.
Atenção!
Há uma relação de subordinação da instrução à
educação, uma vez que o processo e o resultado da instrução são orientados para
o desenvolvimento das qualidades específicas da personalidade. Portanto, a
instrução, mediante o ensino, tem resultados formativos quando converge para o
objetivo educativo, isto é, quando os conhecimentos, habilidades e capacidades
propiciados pelo ensino se tornam princípios reguladores da ação humana, em
convicções e atitudes reais frente à realidade. Há, pois, uma unidade entre
educação e instrução, embora sejam processos diferentes; pode-se instruir sem
educar, e educar sem instruir; conhecer os conteúdos de uma matéria, conhecer
os princípios morais e normas de conduta não leva necessariamente a
praticá-los, isto é, a transformá-los em convicções e atitudes efetivas frente
aos problemas e desafios da realidade. (páginas 22, 23)
A Pedagogia é um campo de conhecimentos que investiga a natureza das finalidades
da educação numa determinada sociedade, bem como os meios apropriados para a
formação dos indivíduos, tendo em vista prepará-los para as tarefas da vida
social.
Uma vez que a prática educativa é o processo pelo qual são assimilados
conhecimentos e experiências acumulados pela prática social da humanidade, cabe
à Pedagogia assegurá-lo, orientando-o para finalidades sociais e políticas, e
criando um conjunto de condições metodológicas e organizativas para
viabilizá-lo.
O caráter pedagógico da prática educativa se verifica como ação
consciente, intencional e planejada no processo de formação humana, através de
objetivos e meios estabelecidos por critérios socialmente determinados e que
indicam o tipo de homem a formar, para qual sociedade, com que propósitos.
A
Pedagogia sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e
o ensino. Para tanto compõe-se de ramos de estudo próprios como a Teoria da
Educação, a Didática, a Organização Escolar e a História da Educação e da
Pedagogia. Ao mesmo tempo, busca em outras ciências os conhecimentos teóricos e
práticos que concorrem para o esclarecimento do seu objeto, o fenômeno
educativo. São elas a Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia
da Educação, Biologia da Educação, Economia da Educação e outras. O conjunto
desses estudos permite aos futuros professores uma compreensão global do
fenômeno educativo, especialmente de suas manifestações no âmbito escolar.
Essas compreensão diz respeito a aspectos sociopolíticos da escola na dinâmica
das relações sociais; dimensões filosóficas da educação (natureza, significado
e finalidades, em conexão com a totalidade da vida humana); relações entre a
prática escolar e a sociedade no sentido de explicitar objetivos
político pedagógicos sem condições históricas e sociais determinadas e as
condições concretas do ensino; o processo do desenvolvimento humano e o
processo da cognição; bases científicas para seleção e organização do ensino;
articulação entre a mediação escolar de objetivos/conteúdos/métodos e os
processos internos atinentes ao ensino e à aprendizagem.
A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre o ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos
A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre o ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos
Está
intimamente ligada à Teoria da Educação (Tendências Pedagógicas) e à teoria da
Organização Escolar e, de modo muito especial, vincula-se à Teoria do
Conhecimento e à Psicologia da Educação. A Didática e as metodologias
específicas das matérias de ensino formam uma unidade, mantendo entre si
relações recíprocas. A Didática trata da teoria geral do ensino. As
metodologias específicas, integrando o campo da Didática, ocupam-se dos
conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais.
A Didática, com base em seus vínculos com a Pedagogia, generaliza processos e
procedimentos obtidos na investigação das matérias específicas, das ciências
que dão embasamento ao ensino e à aprendizagem e das situações concretas da
prática docente. Com isso, pode generalizar para todas as matérias, sem
prejuízo das peculiaridades metodológicas de cada uma, o que é comum e
fundamental no processo educativo escolar. Há também estreita ligação da
Didática com os demais campos do conhecimento pedagógico. A Filosofia e a
História da Educação ajudam a reflexão em torno das teorias educacionais,
indagando em que consiste o ato educativo, seus condicionantes externos e
internos, seus fins e objetivos; busca os fundamentos da prática educativa. A
Sociologia da Educação estuda a educação como processo social e ajuda os
professores a reconhecerem as relações entre o trabalho docente e a sociedade.
Ensina a ver a realidade social no seu movimento, a partir da dependência mútua
entre seus elementos constitutivos, para determinar os nexos constitutivos da
realidade educacional. A par disso, estuda a escola como “fenômeno
sociológico”, Isto é, uma organização social que tem sua estrutura interna de
funcionamento interligada ao mesmo tempo com outras organizações sociais
(conselho de pais, associações de bairros, sindicatos, partidos políticos
etc.). a própria sala de aula é um ambiente social de forma junto com a escola
como um todo, o ambiente global da atividade docente organizado para cumprir os
objetivos de ensino. A Psicologia da Educação estuda importantes aspectos do
processo de ensino e de aprendizagem, como as implicações das fases de
desenvolvimento dos alunos conforme idades e os mecanismos psicológicos
presentes na assimilação ativa de conhecimentos e habilidades. A Psicologia
aborda questões como: o funcionamento da atividade mental, a influência do
ensino no desenvolvimento intelectual, a ativação das potencialidades mentais
para a aprendizagem, a organização das relações professor - alunos e dos alunos entre
si, a estimulação e o despertar do gosto pelo estudo etc. A Psicologia, de
sua parte, fornece importante contribuição, também, para a orientação educativa
dos alunos. A Estrutura e Funcionamento do Ensino inclui questões da
organização do sistema escolar nos seus aspectos políticos e legais,
administrativos, e aspectos do funcionamento interno da escola como a estrutura
organizacional e administrativa, planos e programas, organização do trabalho
pedagógico e das atividades discentes etc.