LEMBRAM QUE ESTUDAMOS OBJETIVOS!
QUE ELES DEVEM SER REGISTRADOS COM O VERBO NO INFINITIVO? QUE SÃO AÇÕES (HABILIDADES, PROCEDIMENTOS, COMPREENSÃO DE CONCEITOS, CONSTRUÇÃO DE VALORES ETC.) QUE DESEJAMOS QUE NOSSOS ALUNOS E ALUNAS REALIZEM, ALCANCEM?
ENTÃO, VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE DIFERENTE?
VAMOS PEGAR A MÚSICA DE TOQUINHO E VINÍCIUS "AQUARELA". VAMOS OUVIR E RETIRAR DELA, UNS 6 OBJETIVOS.
VOU COMEÇAR
QUE MEU ALUNO SEJA CAPAZ DE:
1º REPRESENTAR O MUNDO ATRAVÉS DE UM CÍRCULO DESENHADO COM O USO DE UM COMPASSO.
2º EXPRESSAR-SE ATRAVÉS DA ARTE (DESENHO E PINTURA)
ACESSE O LINK PARA ASSISTIR O VÍDEO E REALIZAR A ATIVIDADE:
blog de PAL
sexta-feira, 5 de junho de 2020
1º BIMESTRE - MÉTODOS METODOLOGIA DIDÁTICA
INTRODUÇÃO
O OBJETIVO NÃO É QUE
VOCÊS VENHAM A DECORAR ESSA LISTA, POIS HÁ OUTROS MÉTODOS QUE NÃO ESTÃO
LISTADOS AQUI. O OBJETIVO É QUE VOCÊS CONHEÇAM ALGUMAS ABORDAGENS, POIS
FUTURAMENTE, COMPREENDERÃO MELHOR AO ESTUDAR OUTRAS DISCIPLINAS COMO HFE, PE,
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ETC. SENDO ASSIM, LEIAM COM CALMA, COM ATENÇÃO. NÓS
VAMOS PRIORIZAR A DIMENSÃO DO CAMINHO ATIVO ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO,
COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO.
VAMOS INICIAR COM
ALGUNS CONCEITOS:
METODOLOGIA E
DIDÁTICA
METODOLOGIA
É A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS
MÉTODOS, CLASSIFICANDO-OS. MAS NÃO FAZ JUÍZO DE VALOR, APENAS DESCREVE OS
MÉTODOS, CLASSIFICA, MOMEIA.
DIDÁTICA (TÉCNICA DE ENSINAR – COMO FAZER O CAMINHO)
A DIDÁTICA TAMBÉM ESTUDA OS MÉTODOS, OS CAMINHOS PARA ENSINAR, NO
ENTANTO, ELA VAI ALÉM, ELA FAZ UM JUÍZO DE VALOR. POIS O PROFESSOR AO ESCOLHER
UM MÉTODO, ELE CONSIDERA OS ALUNOS, O CONTEÚDO ETC. OU SEJA, ELE ESCOLHE UM
CAMINHO QUE SEJA APROPRIADO, ADEQUADO ÀS CARACTERÍSTICAS DA TURMA, QUE ATENDAM
AOS OBJETIVOS ETC.
MÉTODOS
MÉTODOS (CAMINHO PARA ENSINAR)
EXISTEM DIVERSAS CLASSIFICAÇÕES DE MÉTODOS DE ENSINO, OU SEJA,
DIVERSOS AUTORES NOMEIAM OS MÉTODOS SEGUNDO CRITÉRIOS.
VEREMOS ALGUNS:
NO INÍCIO DO SÉC. XIX, A APRENDIZAGEM ERA DECORRENTE, EM GRANDE PARTE,
DA MEMORIZAÇÃO, DA REPETIÇÃO. MEMORIZAR E REPETIR ERA O CAMINHO COMPREENDIDO
PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRESSE.
ESSA FORMA DE ENSINAR SE BASEAVA NA IDEIA DE QUE O SER HUMANO ERA UMA ARGILA QUE PRECISAVA SER MOLDADA E QUE NÃO TINHA NENHUM
CONHECIMENTO.
OUTRAS IDEIAS INOVADORAS FORAM SURGINDO E SE MESCLANDO COM ESSA
CONCEPÇÃO DE ENSINO.
ALGUNS MÉTODOS CLÁSSICOS DE FORMA BEM RESUMIDA
MÉTODO SOCRÁTICO
MÉTODO CRIADO POR SÓCRATES. PARA ELE O SABER NÃO PODE SER TRANSFERIDO
PELO O MESTRE, VISTO QUE, APRENDER É UM ATO QUE OCORRE DENTRO DO INDIVÍDUO.A
FUNÇÃO DO MESTRE É AJUDAR O DISCÍPULO A DESCOBRIR O SABER, O CONHECIMENTO. É
DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS: A REFUTAÇÃO E A MAIÊUTICA. (PRESTE ATENÇÃO NAS AULAS
DE FILOSOFIA, LEMBRE DESSAS AULAS, CERTAMENTE VOCÊ JÁ ESTUDOU ESSE ASSUNTO.).
MÉTODO INDUTIVO E EMPÍRICO
COMÊNIO ADOTOU DE BACON O MÉTODO EMPÍRICO DE EXPLORAR O MUNDO, EM
CONTRAPOSIÇÃO ÀS VERDADES IMPOSTAS PELO ENSINO MEDIEVAL. CONSISTE NA
OBSERVAÇÃO DIRETAS DAS COISAS E PELO REGISTRO DAS IMPRESSÕES DOS ALUNOS.
PRIMEIRAMENTE AS COISAS, DEPOIS AS PALAVRAS. O PLANEJAMENTO DE ENSINO DEVE
OBEDECER AO CURSO DA NATUREZA INFANTIL; POR ISSO AS COISAS DEVEM SER ENSINADAS
UMA DE CADA VEZ. NÃO DEVE ENSINAR NADA QUE A CRIANÇA NÃO POSSA COMPREENDER.
PARTIR DO CONHECIDO PARA O DESCONHECIDO.
EM SEU MÉTODO DE ENSINO ERA VALORIZA DO O PROCESSO INDUTIVO, POIS
SEGUNDO ELE, ESSE MÉTODO ESTAVA MAIS DE ACORDO COM A NATUREZA. EM SEU LIVRO
DIDÁTICA MAGNA, DIZ ELE QUE CABIA AO PROFESSOR APRESENTAR O OBJETO OU IDEIA
DIRETAMENTE AOS ALUNOS, PARTIR DOS PRINCÍPIOS GERAIS E DEPOIS PARA OS DETALHES.O
MÉTODO INDUTIVO CONSISTE NA INDUÇÃO. PARTE DE UMA REALIDADE ESPECÍFICA PARA O
GERAL (O ferro é metal e conduz eletricidade / o ouro é metal e conduz
eletricidade / o cobre é metal e conduz eletricidade / logo, os metais conduzem
eletricidade).
GASPARIN, João Luiz. Comenius ou da arte de ensinar tudo a
todos. São Paulo: Papirus, 1994.
Revista Nova Escola:
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/pai-didatica-moderna-423273.shtml.
MÉTODO INTUITIVO
SURGIU NA ALEMANHA NO SÉCULO XVIII E DIVULGADOS PELOS DISCÍPULOS DE
PESTALLOZZI NO DECORRER DO SÉC. XIX NA EUROPA E NA AMÉRICA. O MÉTODO INTUITIVO
UTILIZAVA OS OBJETOS COMO SUPORTE DIDÁTICO E OS SENTIDOS POSSIBILITAVAM A
PRODUÇÃO DAS IDÉIAS. DEVERIA SE ENSINAR DO CONCRETO PARA O ABSTRATO. ENTRE AS
INOVAÇÕES, ESSE MÉTODO FALA DA IMPORTÂNCIA DE VINCULAR AQUILO QUE SE ENSINA À
VIDA, AOS OBJETOS, FATOS PRESENTES NA VIDA DO EDUCANDO.É AQUI QUE SE INICIA A
VISÃO DOS MATERIAIS, DOS RECURSOS DIDÁTICOS, DO CARÁTER LÚDICO DO ENSINO E DA
APRENDIZAGEM. MATERIAIS DIDÁTICOS: GRAVURAS, OBJETOS DE MADEIRA, CAIXAS PARA
ENSINO DAS FORMAS ETC.)
SAVIANI, Demerval. O legado educacional do “longo século XX”
brasileiro. In: SAVIANI, Demerval (et. al.). O legado educacional do século XX
no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004
VALDEMARIN, Vera Teresa. Os sentidos e a experiência:
professores, alunos e métodos de ensino. In: SAVIANI, Demerval (et. al.). O
legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados,
2004
MÉTODO
INSTRUCIONAL
HERBART CONSTRUIU PRINCÍPIOS INSTRUCIONAIS PARA CONDUZIR O RACIOCÍNIO
EM UMA SEQUÊNCIA LÓGICA DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM:
PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO, ASSOCIAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO E APLICAÇÃO.
MÉTODO ATIVO OU METODOLOGIA ATIVA
FUNDAMENTADO NOS PRINCÍPIOS DE DEWEY.
DEWEY PARTE DO ENTENDIMENTO QUE
A AÇÃO, PRÓPRIA DA NATUREZA HUMANA, PRECEDE O CONHECIMENTO E O PENSAMENTO. O
CONHECIMENTO E O ENSINO DEVEM ESTAR RELACIONADOS À AÇÃO, AO FAZER. APRENDER
FAZENDO, AGINDO, VIVENDO. O PAPEL DO PROFESSOR ÃO É LEVAR AO ALUNO CONHECIMENTO
PRONTO.
MÉTODOS MAIS ATUAIS (EXISTEM OUTROS)
CONSTRUTIVISMO
EMBORA MUITOS AUTORES NÃO CONSIDEREM O CONSTRUTIVISMO UM MÉTODO,
INDO SEU ENTENDIMENTO ALÉM DO QUE SERIA UM MÉTODO, PARA ALGUNS ELE É ASSIM
COMPREENDIDO.
A APRENDIZAGEM SE DÁ POR UM PROCESSO DE ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS. DAS
SIMPLES ÀS MAIS COMPLEXAS. DESENVOLVIDO A PARTIR DE PESQUISAS DE PIAGET SOBRE A
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. CONSTRUTIVISMO OPERACIONAL E COGNITIVO.
AQUI TAMBÉM ENCONTRAMOS OUTRO NOME MUITO IMPORTANTE LEV VYGOSTSKY.
MÉTODOS SEGUNDO IRENE CARVALHO
É UMA OUTRA CLASSIFICAÇÃO BEM DIFERENTE, QUE SE DÁ DE ACORDO COM A
DISTRIBUIÇÃO DA TURMA:
INDIVIDUALIZADOS
CONSIDERAM QUE A APRENDIZAGEM É
UM EXPERIÊNCIA PESSOAL. VALORIZAM O ATENDIMENTO ÀS DIFERENÇAS E FAZEM ADEQUAÇÃO
DOS CONTEÚDOS AO NÍVEL DOS ALUNOS (CAPACIDADE INTELECTUAL, RITMO ETC.)
SOCIALIZADOS
CONSIDERAM QUE A APRENDIZAGEM SE REALIZA EM GRUPO, VALORIZAM A
INTERAÇÃO SOCIAL.
SOCIOINDIVIDUALIZADOS
CONSIDERAM QUE A APRENDIZAGEM SE REALIZA INDIVIDUALMENTE E EM GRUPO,
POR ISSO COMBINAM ATIVIDADES SOCIALIZADAS E INDIVIDUAIS.
MÉTODOS SEGUNDO LIBÂNEO
EXPOSIÇÃO
EXPOSIÇÃO PELO PROFESSOR OS CONHECIMENTOS SÃO EXPOSTOS PELO PROFESSOR
À TURMA. A ATIVIDADE DO ALUNO É RECEPTIVA, MAS NÃO NECESSARIAMENTE, PASSIVA.
LIBÂNEO APRESENTA FORMAS DE EXPOSIÇÃO: VERBAL, DEMONSTRAÇÃO, ILUSTRAÇÃO E
EXEMPLIFICAÇÃO.
TRABALHO INDEPENDENTE
CONSISTE EM TAREFAS DIRIGIDAS E DIRECIONADAS PELO PROFESSOR AOS ALUNOS
PARA QUE RESOLVAM DE FORMA INDEPENDENTE. ESSAS TAREFAS PODEM ACONTECER EM
QUALQUER MOMENTO COMO TAREFA DE PREPARAÇÃO, DE ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO OU
TAREFA DE ELABORAÇÃO PESSOAL.
ELABORAÇÃO CONJUNTA
INTERAÇÃO ATIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO VISANDO A OBTENÇÃO DE NOVOS
CONHECIMENTOS E HABILIDADES, MAS TAMBÉM PARA FIXAR E CONSOLIDAR CONHECIMENTOS
JÁ ADQUIRIDOS. EXEMPLO UM TEMA CUJO ASSUNTO É DE INTERESSE DOS ALUNOS.
DE TRABALHO EM GRUPO
ATIVIDADES REALIZADAS EM GRUPOS FIXOS OU VARIÁVEIS, ONDE OS GRUPOS
RECEBEM TEMAS IGUAIS OU DIFERENTES, CUJA FINALIDADE É A COOPERAÇÃO ENTRE OS
ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DA TAREFA.
ATIVIDADES ESPECIAIS
OS MÉTODOS DE ENSINO CONTRIBUINDO PARA UMA APRENDIZAGEM,
UMA ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS: O ESTUDO DO MEIO, JORNAL ESCOLAR,
ASSEMBLEIA DE ALUNOS, MUSEU ESCOLAR, O TEATRO, A BIBLIOTECA ESCOLAR ETC.
IMAGEM DE DOMÍNIO PÚBLICO - COTTONBRO
Assinar:
Postagens (Atom)