blog de PAL
quinta-feira, 21 de maio de 2020
1º BIMESTRE - SONDAGEM E OBJETIVO
SONDAGEM
E OBJETIVO
INTRODUÇÃO
Aula é toda situação
didática na qual se põem objetivos, conhecimentos, problemas, desafios com
fins instrutivos e formativos (ensinar, instruir, formar), que levem as
crianças e jovens a aprender (LIBÂNEO, 1994- Pág.178).
A aula é norteada,
conduzida por uma série de componentes, que vão orientar o processo didático (O
ATO DE ENSINAR), facilitando tanto o desenvolvimento das atividades
educacionais pelo educador, como a compreensão e entendimento pelos alunos em
formação. A aula deve, pois, ter uma estruturação e organização, para que sejam
alcançados os objetivos do ensino.
Ao preparar uma aula
o professor deve estar atento às quais interesses e necessidades, visa atender,
o que pretende com a aula, quais os objetivos e o que é de caráter urgente
naquele momento. A organização e estruturação didática da aula têm por
finalidade proporcionar um trabalho mais significativo e bem elaborado para a
transmissão dos conteúdos. O estabelecimento (a organização) dessa prática
proporciona ao professor coordenar e orientar melhor o processo de ensino e aprendizagem.
Nós vimos as
indicações das etapas para o desenvolvimento da aula, mas não significa que
todas elas devam seguir uma estrutura única um cronograma rígido (LIBÂNEO,
1994-Pág. 179), pois isso depende dos objetivos, conteúdos da disciplina,
recursos disponíveis, das características dos alunos etc.
Dentro
da organização da aula vamos destacar os Componentes Didáticos. São eles: os
objetivos, os conteúdos, os procedimentos, recursos e as avaliações.
MAS
PARA ORGANIZAR A AULA, EU PRECISO PRIMEIRO CONHECER A MINHA REALIDADE. ASSIM, A
PRIMEIRA ETAPA DO PLANEJAMENTO É A SONDAGEM
1
- Responda
A
– Nos textos, anteriores vimos as etapas que estruturam uma aula. Quais são?
R:
Apresentação... (Complete)
B
– Explique cada etapa
Apresentação
Construção
Fixação
e Aplicação
Avaliação
SONDAGEM
Conhecimento
da realidade (Sondagem)
É
tentar conhecer a fundo uma situação concreta e real sobre qual atuaremos. Esse
procedimento dá condição de realizar um diagnóstico de todos os fatores que possam
interferir positiva ou negativamente, sobre o comportamento de seus alunos e
possibilita também professor e aluno se conhecerem, assim como, os fatores que
poderão contribuir para o sucesso da aula.
2
– Responda
A
– O que é sondagem? Qual sua importância?
OBJETIVOS
São
metas que se deseja alcançar, para isso usa-se de diversos meios para se chegar
ao esperado. Ao elaborar os objetivos para a aula, o professor pensa:
Ao final dessa aula
espero que o aluno seja capaz de...
Os
objetivos são exigências que requerem do professor um posicionamento reflexivo,
que o leve a questionamentos sobre a sua própria prática, sobre os conteúdos os
materiais e os métodos pelos quais as práticas educativas se concretizam.
Ao elaborar um plano de aula, por exemplo, o
professor deve levar em conta muitos questionamentos acerca dos objetivos que
aspira, como: O que será ensinado? Para que? Como? E Para quem ensinar?
Os objetivos são um guia para orientar a
prática educativa sem os quais não haveria uma lógica para orientar o processo
educativo.
3
– Responda
A
– Os objetivos do plano de aula são as metas que deverão ser alcançadas pelos
alunos, ou seja, o que deverão aprender. Por isso, ao elaborar os objetivos o
professor deve pensar nos alunos, suas habilidades, condições... E pensar:
Ao
final da aula... (complete)
Assinar:
Postagens (Atom)