quinta-feira, 21 de maio de 2020

1º BIMESTRE - VÍDEO SONDAGEM E OBJETIVO

1º BIMESTRE - SONDAGEM E OBJETIVO


SONDAGEM E OBJETIVO

INTRODUÇÃO

Aula é toda situação didática na qual se põem objetivos, conhecimentos, problemas, desafios com fins instrutivos e formativos (ensinar, instruir, formar), que levem as crianças e jovens a aprender (LIBÂNEO, 1994- Pág.178).
A aula é norteada, conduzida por uma série de componentes, que vão orientar o processo didático (O ATO DE ENSINAR), facilitando tanto o desenvolvimento das atividades educacionais pelo educador, como a compreensão e entendimento pelos alunos em formação. A aula deve, pois, ter uma estruturação e organização, para que sejam alcançados os objetivos do ensino.
Ao preparar uma aula o professor deve estar atento às quais interesses e necessidades, visa atender, o que pretende com a aula, quais os objetivos e o que é de caráter urgente naquele momento. A organização e estruturação didática da aula têm por finalidade proporcionar um trabalho mais significativo e bem elaborado para a transmissão dos conteúdos. O estabelecimento (a organização) dessa prática proporciona ao professor coordenar e orientar melhor o processo de ensino e aprendizagem.
Nós vimos as indicações das etapas para o desenvolvimento da aula, mas não significa que todas elas devam seguir uma estrutura única um cronograma rígido (LIBÂNEO, 1994-Pág. 179), pois isso depende dos objetivos, conteúdos da disciplina, recursos disponíveis, das características dos alunos etc.
Dentro da organização da aula vamos destacar os Componentes Didáticos. São eles: os objetivos, os conteúdos, os procedimentos, recursos e as avaliações.
MAS PARA ORGANIZAR A AULA, EU PRECISO PRIMEIRO CONHECER A MINHA REALIDADE. ASSIM, A PRIMEIRA ETAPA DO PLANEJAMENTO É A SONDAGEM
1 - Responda
A – Nos textos, anteriores vimos as etapas que estruturam uma aula. Quais são?
R: Apresentação... (Complete)
B – Explique cada etapa
Apresentação
Construção
Fixação e Aplicação
Avaliação

SONDAGEM
Conhecimento da realidade (Sondagem)
É tentar conhecer a fundo uma situação concreta e real sobre qual atuaremos. Esse procedimento dá condição de realizar um diagnóstico de todos os fatores que possam interferir positiva ou negativamente, sobre o comportamento de seus alunos e possibilita também professor e aluno se conhecerem, assim como, os fatores que poderão contribuir para o sucesso da aula.
2 – Responda
A – O que é sondagem? Qual sua importância?

OBJETIVOS
São metas que se deseja alcançar, para isso usa-se de diversos meios para se chegar ao esperado. Ao elaborar os objetivos para a aula, o professor pensa:
Ao final dessa aula espero que o aluno seja capaz de...
Os objetivos são exigências que requerem do professor um posicionamento reflexivo, que o leve a questionamentos sobre a sua própria prática, sobre os conteúdos os materiais e os métodos pelos quais as práticas educativas se concretizam.
 Ao elaborar um plano de aula, por exemplo, o professor deve levar em conta muitos questionamentos acerca dos objetivos que aspira, como: O que será ensinado? Para que? Como? E Para quem ensinar?
 Os objetivos são um guia para orientar a prática educativa sem os quais não haveria uma lógica para orientar o processo educativo.
3 – Responda
A – Os objetivos do plano de aula são as metas que deverão ser alcançadas pelos alunos, ou seja, o que deverão aprender. Por isso, ao elaborar os objetivos o professor deve pensar nos alunos, suas habilidades, condições... E pensar:
Ao final da aula... (complete)