FONTE: LIVRO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO. HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. AUTORES: GILBERTO COTRIM E MÁRIO PARISI. EDITORA SARAIVA.
NASCEU NA SUÍÇA. SUA FAMÍLIA ERA CALVINISTA, CONVERTENDO-SE AO CATOLICISMO AOS 16 ANOS. ANTES DE COMPLETAR OS SEUS ESTUDOS NUM SEMINÁRIO DA ORDEM DOS LÁZAROS, ABANDONOU-OS, ESTABELECENDO-SE EM LAUSEANNE, COMO PROFESSOR DE MÚSICA.
EM 1742, TRANSFERIU-SE PARA A FRANÇA, ONDE ESCREVEU VÁRIAS OBRAS, ENTRETANTO, SOMENTE EM 1762 PUBLICOU SUA OBRA-PRIMA CONTRATO SOCIAL, QUE SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA A REVOLUÇÃO FRANCESA; EM SEGUIDA, UMA OUTRA OBRA, EMÍLIO, LONGO ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO, EM FORMA DE ROMANCE.
COM SEU AUDACIOSO PENSAMENTO REVOLUCIONÁRIO FEZ MUITOS INIMIGOS, DENTRE OS QUAIS, O PRIMEIRO MINISTRO CHOISEAUL E ALGUNS FILÓSOFOS, DOS QUAIS SE DESTACA VOLTAIRE.O PARLAMENTO FRANCÊS CONDENOU SUAS OBRAS À FOGUEIRA E ELE À PRISÃO. FUGIU EXILANDO-SE NA SUÍÇA. SUAS OBRAS FORAM QUEIMADAS, MAS SUAS IDEIAS RESISTIRAM AO FOGO, PROPAGANDO-SE AINDA MAIS.
ROUSSEAU COMBATEU O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO E O USO DA FORÇA PELO SOBERANO PARA MANTER O PODER.
VALORIZOU A CRIANÇA NO PROCESSO DE ENSINO. DEFENDEU O ENSINO
BASEADO NAS NECESSIDADES E INTERESSES DA CRIANÇA. NÃO ESCREVEU UMA TEORIA, MAS
SUAS IDEAIS INFLUENCIARAM MUITO A DIDÁTICA:
PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE O HOMEM É BOM NO SEU ESTADO NATURAL, DEFENDIA QUE O PAPEL DO EDUCADOR É AFASTAR A CRIANÇA DOS VÍDEOS DA SOCIEDADE, PERMITINDO-LHE DESABROCHAR, ESPONTANEAMENTE, SUAS POTENCIALIDADES INATAS.
CABE AO MESTRE DESENVOLVER A CURIOSIDADE NO EDUCANDO PARA QUE POR SI PRÓPRIO ELE ATINJA A SABEDORIA, APRENDIZAGEM.
OS ERROS NESTE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ONDE A CRIANÇA ESTÁ CONSTRUINDO O SEU ENTENDIMENTO, NÃO DEVEM SER VISTOS COMO UM PECADO MORTAL. PARA ELE, O ENSAIO E ERRO QUE OCORRE DURANTE A APRENDIZAGEM É ALGO NATURAL.