terça-feira, 10 de março de 2020

1ºBIMESTRE - DIDÁTICA - INFLUÊNCIAS RELEVANTE COMÊNIO


 DIDÁTICA -INFLUÊNCIAS RELEVANTES
INTRODUÇÃO

Se a Didática é a arte de ensinar, seu surgimento está ligado ao ensino, ao ato de ensinar. Esse ato de ensinar foi se desenvolvendo na sociedade, assim como o desenvolvimento desta mesma sociedade, o desenvolvimento da produção e o desenvolvimento das ciências.
Mas comunidades primitivas, os jovens precisavam passar por rituais de iniciação para ingressarem no mundo dos adultos. Podemos considerar, segundo Libâneo, essa forma de ingresso como uma ação pedagógica, embora não esteja presente neste caso a ação propriamente didática como forma estruturada do ensino. 
Na antiguidade, gregos e romanos desenvolviam formas de ação pedagógicas em mosteiros, igrejas, universidades... Mas só no século XVII que surge a Didática com COMÊNIO, ou seja, que se estuda a forma de ensinar, esse como fazer.

Se antes nas comunidades primitivas, na Idade Média e na Antiguidade as atividades de aprendizagem eram espontâneas, com a Didática surge a sistematização do ato de ensinar.
 Canal youtube Conhecimentos Pedagógicos


JOÃO AMÓS COMÊNIO 1592-1670 (JAN AMOS COMENIUS)
 
COMÊNIO 1592 – 1670 FOI O MAIOR EDUCADOR DO SÉC. XVII, UM HOMEM DE FORMAÇÃO RELIGIOSA, MAS QUE VALORIZAVA O ESPÍRITO CIENTÍFICO DE SUA ÉPOCA. PROCUROU DESENVOLVER UM SISTEMA EDUCACIONAL NO QUAL O EDUCANDO, DE POSSE DO SABER CIENTÍFICO, FOSSE LEVADO AO APRIMORAMENTO DE SUAS QUALIDADES MORAIS. SEU OBJETIVO ERA PREPARAR O INDIVÍDUO PARA A VIDA E NÃO APENAS PARA O DESEMPENHO DE UMA PROFISSÃO. NA SUA OBRA DIDÁTICA GERAL, COMÊNIO ENUNCIOU ALGUNS PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA A EDUCAÇÃO. ALGUNS PRINCÍPIOS:

 A APRENDIZAGEM DEVE AVANÇAR GRADATIVAMENTE
OS EXEMPLOS DEVEM PRECEDER ÀS REGRAS.
O ENSINO DEVE PARTIR DO UNIVERSAL PARA O PARCIAL
PRIMEIRO DEVE-SE COMPREENDER PARA DEPOIS MEMORIZAR
O OBJETIVO DA APRENDIZAGEM É APONTAR CAMINHOS E NÃO LABIRINTOS

FONTE LIVRO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO. HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. AUTORES GILBERTO COTRIM E MÁRIO PARISI. EDITORA SARAIVA.

CONSIDERADO PAI DA DIDÁTICA. OBRA CLÁSSICA DIDÁTICA MAGNA. DEFENDEU A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS (HOMENS, MULHERES, RICOS,  POBRES). PRECURSOR DO LIVRO DIDÁTICO.


COMENIUS 1592 – 1670 CONSIDERADO PAI DA DIDÁTICA. OBRA CLÁSSICA DIDÁTICA MAGNA. DEFENDEU A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS (HOMENS MULHRES RICOS POBRES). PRECURSOR DO LIVRO DIDÁTICO.meuip.co
COMENIUS 1592 – 1670 CONSIDERADO PAI DA DIDÁTICA. OBRA CLÁSSICA DIDÁTICA MAGNA. DEFENDEU A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS (HOMENS MULHRES RICOS POBRES). PRECURSOR DO LIVRO DIDÁTICO.meuip.co
COMENIUS 1592 – 1670 CONSIDERADO PAI DA DIDÁTICA. OBRA CLÁSSICA DIDÁTICA MAGNA. DEFENDEU A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS (HOMENS MULHRES RICOS POBRES). PRECURSOR DO LIVRO DIDÁTICO.meuip.co
COMENIUS 1592 – 1670 CONSIDERADO PAI DA DIDÁTICA. OBRA CLÁSSICA DIDÁTICA MAGNA. DEFENDEU A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS (HOMENS MULHRES RICOS POBRES). PRECURSOR DO LIVRO DIDÁTICO.meuip.co

Nenhum comentário:

Postar um comentário