CDPEF
Exercícios Semana
de 20 de abril a 24 de abril
1 - Baseando-se na leitura sobre os
princípios pedagógicos propostos por Comênio, assinale com V as frases
verdadeiras e com F as falsas:
A)A educação deve começar na primavera da
vida, isto é, na meninice. ( ) verdadeiro
B)As conclusões sobre um problema devem
ser enunciadas antes da exposição do assunto, ou seja, o professor deve dar a
resposta, levar o aluno ao conhecimento da “conclusão” de situações problemas,
antes mesmo de desenvolver a compreensão sobre o assunto (conteúdo). ( ) falso
C)A educação deve dar saltos para que o
aluno aprenda depressa. (Ou seja, não se importar com a capacidade e condições
de cada aluno. Aprender depressa aqui é o reflexo do “não aprender”, pois para
aprender é preciso tempo e disponibilizar uma série de experiências para
vivenciar, experimentar, estudar... Até realmente compreender). ( ) falso
D)A memorização deve anteceder à
compreensão. Quer dizer que o aluno precisa primeira memorizar, guardar na
memória, só depois ele irá aprender. (
) falso
E)O ensino deve partir do caso geral para
as estruturas particulares. ( ) verdadeiro
F)A mente do estudante deve ser preparada
para o aprendizado. Não se deve ensinar aquilo que está além da capacidade de
percepção do educando. ( ) verdadeiro
G)É preciso cultivar no estudante o desejo
de aprender. Aprender é um ato interno, no sentido de que, o aluno com
interesse, se sentindo desafiado, envolvido terá uima postura muito mais
satisfatória e apropriada ao aprendizado. (
) verdadeiro
2 - Assinale com x as frases que correspondem ao
pensamento de Rousseau:
( X )
O soberano deveria conduzir o estado segundo a vontade geral do seu povo.
( X
) Defendia a igualdade de condições entre aqueles que, física e
mentalmente, a natureza fez desiguais.
( X
) Os erros cometidos pelos alunos devem ser encarados com naturalidade.
( X
) O mestre não deve solucionar os problemas, mas despertar no aluno condições
para que ele os solucione por si próprio.
(
) O mestre deve impor às crianças os seus conceitos e padrões.
3 – Assinale com um x as frases
que correspondem ao pensamento educacional de Pestalozzi:
A)O método de seu ensino baseava-se no
processo indutivo e método intuitivo. ( x
)
B)As atividades dos alunos deviam se
iniciar com o conhecimento dos objetos simples até chegar aos mais complexos.
( x )
COMENTÁRIOS/ EXPLICAÇÃO
Letra A _ verdadeiro. Comênio defendia a ideia de que a educação é um processo que se inicia desde cedo, mas nunca entendendo a criança como um adulto em miniatura. Comênio respeitava e valorizava a infância.
B - Falsa. Se o professor der a resposta, antes mesmo de desenvolver o conteúdo, o problema em si, o aluno não terá a oportunidade de aprender, de compreender... Ele vai apenas memorizar a resposta, mas sem entender nada. É preciso que o aluno tenha confiança em si, seja curioso, seja desafiado a buscar a resposta, tente solucionar as questões com a orientação do professor, mas nunca, o professor deve dar a resposta antes disso.
A aprendizagem é um processo, cada um tem um tempo para aprender. O professor deve orientar, dar as condições, acompanhar esse processo explicando, corrigindo, mostrar as soluções mas sempre permitindo ao aluno caminhar e buscar
C - Falsa. Não! A educação não dá saltos. Cada aluno tem um ritmo de aprendizagem. Por exemplo, você pode ter facilidade para dançar, se entrar em uma aula de dança, terá facilidade e aprenderá rápido. Outra pessoa, não. Mas ela também tem facilidade, competência para, por exemplo, pintar, desenhar.. São capacidades diferentes, ritmos diferentes... Para aprender precisamos nos dedicar, experimentar, conhecer...
Letra D - Falsa memorização deve ocorrer após a compreensão. Quando só memorizamos, mas não entendemos, esquecemos.
Letra E - Verdadeira. Comênio defendia a ideia de que tendo um olhar sobre o todo, compreende-se melhor o conteúdo.
Letra f - Verdadeira
Não se pode ensinar aquilo que o aluno ainda não tem condições de saber. Aprender é um processo. Exemplo, não posso ensinar equação para uma criança da Educação Infantil.
Letra G - Verdadeira
Precisamos criar estratégias que desafiem o aluno, que desperte nele o interesse por descobrir, pesquisar, aprender... Por isso, desde pequenas, as crianças devem ser estimuladas a observar, explorar o meio etc.
Questão 2 - As três primeiras devem ser marcadas.
Rousseau era contra a ideia de que o Rei tinha o poder absoluto, pois o povo também era parte do reino, merecia ter voz. Para ele, todos eram iguais, não deveria haver privilégios para a monarquia.
Ele compreendia o erro como algo natural no processo de aprendizagem, o que naquela época era visto como algo negativo.
Questão 3 - As duas questões devem ser marcadas.
Pestalozzi usava o método intuitivo, esse intuir vem de olhar, ver... Explorar o meio. Antes, a visão do processo de ensino era uma visão onde o aluno só deveria memorizar os conceitos, aprender de forma abstrata. Pestalozzi defende a ideia de que é preciso fazer, experimentar, utilizar os sentidos para aprender, compreender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário