quarta-feira, 24 de junho de 2020

1º BIMESTRE - METODOLOGIAS ATIVAS INTRODUÇÃO

NA AULA ANTERIOR, VIMOS O CONCEITO DE METODOLOGIA E DIDÁTICA. DOIS CAMPOS DO CONHECIMENTO QUE ESTUDAM OS MÉTODOS. NO ENTANTO, VIMOS QUE A METODOLOGIA TEM O PAPEL DE ESTUDAR E DESCREVER OS MÉTODOS, MAS A DIDÁTICA VAI ALÉM.

A DIDÁTICA DÁ VALOR AO MÉTODO, AO ESCOLHER DE ACORDO COM CRITÉRIOS ESPECÍFICOS: CONTEÚDO QUE IRÁ ENSINAR, COMO SÃO OS ALUNOS, QUAIS OS OBJETIVOS OS ALUNOS DEVERÃO ALCANÇAR (HABILIDADES E COMPETÊNCIAS) ETC.

TAMBÉM VIMOS QUE ALÉM DOS MÉTODOS QUE SÃO OS CAMINHOS E AS TÉCNICAS QUE SÃO AS FORMAS DE "FAZER" O CAMINHO, TEMOS TAMBÉM OS RECURSOS, OU SEJA, O QUE UTILIZAREMOS DURANTE O CAMINHO.

EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE MÉTODOS E ESSA CLASSIFICAÇÃO SE DÁ DE ACORDO COM DETERMINADOS CRITÉRIOS. NÓS NÃO VAMOS DECORAR, A-ENAS VAMOS LER PARA CONHECER.
ASSIM TAMBÉM, HÁ VÁRIAS TÉCNICAS QUE VOCÊS PODERÃO UTILIZAR EM SUAS AULAS.
SEMANA PASSADA, POSTEI NA PLATAFORMA, OS MÉTODOS E TÉCNICAS E ESTAREI DISPONIBILIZANDO HOJE, EM PDF. 
VAMOS ESTUDAR HOJE, AS METODOLOGIAS ATIVAS, OU SEJA, CAMINHOS QUE CONSIDERAM O ALUNO COMO SUJEITO DA APRENDIZAGEM. QUE COMPREENDEM A APRENDIZAGEM COMO CONSEQUÊNCIA DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM REALIZADO PELO ALUNO SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, E NÃO, UMA "TRANSFERÊNCIA" DO CONHECIMENTO, COMO SE O ALUNO FOSSE UM VASO, UM LOCAL PARA SE DEPOSITAR ALGO.

AS METODOLOGIAS ATIVAS PRIORIZAM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CONTRASTE COM UMA APRENDIZAGEM MECÂNICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário