sexta-feira, 5 de junho de 2020

1º BIMESTRE - MÉTODOS METODOLOGIA DIDÁTICA


INTRODUÇÃO

O OBJETIVO NÃO É QUE VOCÊS VENHAM A DECORAR ESSA LISTA, POIS HÁ OUTROS MÉTODOS QUE NÃO ESTÃO LISTADOS AQUI. O OBJETIVO É QUE VOCÊS CONHEÇAM ALGUMAS ABORDAGENS, POIS FUTURAMENTE, COMPREENDERÃO MELHOR AO ESTUDAR OUTRAS DISCIPLINAS COMO HFE, PE, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ETC. SENDO ASSIM, LEIAM COM CALMA, COM ATENÇÃO. NÓS VAMOS PRIORIZAR A DIMENSÃO DO CAMINHO ATIVO ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO, COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO.
VAMOS INICIAR COM ALGUNS CONCEITOS:

METODOLOGIA E DIDÁTICA

METODOLOGIA
 É A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS MÉTODOS, CLASSIFICANDO-OS. MAS NÃO FAZ JUÍZO DE VALOR, APENAS DESCREVE OS MÉTODOS, CLASSIFICA, MOMEIA.
DIDÁTICA (TÉCNICA DE ENSINAR – COMO FAZER O CAMINHO)
A DIDÁTICA TAMBÉM ESTUDA OS MÉTODOS, OS CAMINHOS PARA ENSINAR, NO ENTANTO, ELA VAI ALÉM, ELA FAZ UM JUÍZO DE VALOR. POIS O PROFESSOR AO  ESCOLHER UM MÉTODO, ELE CONSIDERA OS ALUNOS, O CONTEÚDO ETC. OU SEJA, ELE ESCOLHE UM CAMINHO QUE SEJA APROPRIADO, ADEQUADO ÀS CARACTERÍSTICAS DA TURMA, QUE ATENDAM AOS OBJETIVOS ETC.
MÉTODOS
MÉTODOS (CAMINHO PARA ENSINAR)
EXISTEM DIVERSAS CLASSIFICAÇÕES DE MÉTODOS DE ENSINO, OU SEJA, DIVERSOS AUTORES NOMEIAM OS MÉTODOS SEGUNDO CRITÉRIOS.
VEREMOS ALGUNS:
NO INÍCIO DO SÉC. XIX, A APRENDIZAGEM ERA DECORRENTE, EM GRANDE PARTE, DA MEMORIZAÇÃO, DA REPETIÇÃO. MEMORIZAR E REPETIR ERA O CAMINHO COMPREENDIDO PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRESSE.
ESSA FORMA DE ENSINAR SE BASEAVA NA IDEIA DE QUE O SER HUMANO ERA UMA ARGILA QUE PRECISAVA SER MOLDADA E QUE NÃO TINHA NENHUM CONHECIMENTO.
OUTRAS IDEIAS INOVADORAS FORAM SURGINDO E SE MESCLANDO COM ESSA CONCEPÇÃO DE ENSINO.

ALGUNS MÉTODOS CLÁSSICOS DE FORMA BEM RESUMIDA
MÉTODO SOCRÁTICO
MÉTODO CRIADO POR SÓCRATES. PARA ELE O SABER NÃO PODE SER TRANSFERIDO PELO O MESTRE, VISTO QUE, APRENDER É UM ATO QUE OCORRE DENTRO DO INDIVÍDUO.A FUNÇÃO DO MESTRE É AJUDAR O DISCÍPULO A DESCOBRIR O SABER, O CONHECIMENTO. É DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS: A REFUTAÇÃO E A MAIÊUTICA. (PRESTE ATENÇÃO NAS AULAS DE FILOSOFIA, LEMBRE DESSAS AULAS, CERTAMENTE VOCÊ JÁ ESTUDOU ESSE ASSUNTO.).

MÉTODO INDUTIVO E EMPÍRICO
COMÊNIO ADOTOU DE BACON O MÉTODO EMPÍRICO DE EXPLORAR O MUNDO, EM CONTRAPOSIÇÃO ÀS VERDADES IMPOSTAS PELO ENSINO MEDIEVAL. CONSISTE NA OBSERVAÇÃO DIRETAS DAS COISAS E PELO REGISTRO DAS IMPRESSÕES DOS ALUNOS. PRIMEIRAMENTE AS COISAS, DEPOIS AS PALAVRAS. O PLANEJAMENTO DE ENSINO DEVE OBEDECER AO CURSO DA NATUREZA INFANTIL; POR ISSO AS COISAS DEVEM SER ENSINADAS UMA DE CADA VEZ. NÃO DEVE ENSINAR NADA QUE A CRIANÇA NÃO POSSA COMPREENDER. PARTIR DO CONHECIDO PARA O DESCONHECIDO.
EM SEU MÉTODO DE ENSINO ERA VALORIZA DO O PROCESSO INDUTIVO, POIS SEGUNDO ELE, ESSE MÉTODO ESTAVA MAIS DE ACORDO COM A NATUREZA. EM SEU LIVRO DIDÁTICA MAGNA, DIZ ELE QUE CABIA AO PROFESSOR APRESENTAR O OBJETO OU IDEIA DIRETAMENTE AOS ALUNOS, PARTIR DOS PRINCÍPIOS GERAIS E DEPOIS PARA OS DETALHES.O MÉTODO INDUTIVO CONSISTE NA INDUÇÃO. PARTE DE UMA REALIDADE ESPECÍFICA PARA O GERAL (O ferro é metal e conduz eletricidade / o ouro é metal e conduz eletricidade / o cobre é metal e conduz eletricidade / logo, os metais conduzem eletricidade).

GASPARIN, João Luiz. Comenius ou da arte de ensinar tudo a todos. São Paulo: Papirus, 1994.
Revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/pai-didatica-moderna-423273.shtml.
MÉTODO INTUITIVO
SURGIU NA ALEMANHA NO SÉCULO XVIII E DIVULGADOS PELOS DISCÍPULOS DE PESTALLOZZI NO DECORRER DO SÉC. XIX NA EUROPA E NA AMÉRICA. O MÉTODO INTUITIVO UTILIZAVA OS OBJETOS COMO SUPORTE DIDÁTICO E OS SENTIDOS POSSIBILITAVAM A PRODUÇÃO DAS IDÉIAS. DEVERIA SE ENSINAR DO CONCRETO PARA O ABSTRATO. ENTRE AS INOVAÇÕES, ESSE MÉTODO FALA DA IMPORTÂNCIA DE VINCULAR AQUILO QUE SE ENSINA À VIDA, AOS OBJETOS, FATOS PRESENTES NA VIDA DO EDUCANDO.É AQUI QUE SE INICIA A VISÃO DOS MATERIAIS, DOS RECURSOS DIDÁTICOS, DO CARÁTER LÚDICO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. MATERIAIS DIDÁTICOS: GRAVURAS, OBJETOS DE MADEIRA, CAIXAS PARA ENSINO DAS FORMAS ETC.)

SAVIANI, Demerval. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: SAVIANI, Demerval (et. al.). O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004
VALDEMARIN, Vera Teresa. Os sentidos e a experiência: professores, alunos e métodos de ensino. In: SAVIANI, Demerval (et. al.). O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004

MÉTODO INSTRUCIONAL
HERBART CONSTRUIU PRINCÍPIOS INSTRUCIONAIS PARA CONDUZIR O RACIOCÍNIO EM UMA SEQUÊNCIA LÓGICA DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO, ASSOCIAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO E APLICAÇÃO.

MÉTODO ATIVO OU METODOLOGIA ATIVA
FUNDAMENTADO NOS PRINCÍPIOS DE DEWEY. 
DEWEY PARTE DO ENTENDIMENTO QUE A AÇÃO, PRÓPRIA DA NATUREZA HUMANA, PRECEDE O CONHECIMENTO E O PENSAMENTO. O CONHECIMENTO E O ENSINO DEVEM ESTAR RELACIONADOS À AÇÃO, AO FAZER. APRENDER FAZENDO, AGINDO, VIVENDO. O PAPEL DO PROFESSOR ÃO É LEVAR AO ALUNO CONHECIMENTO PRONTO.

MÉTODOS MAIS ATUAIS (EXISTEM OUTROS)
CONSTRUTIVISMO
EMBORA MUITOS AUTORES NÃO CONSIDEREM O CONSTRUTIVISMO UM MÉTODO, INDO SEU ENTENDIMENTO ALÉM DO QUE SERIA UM MÉTODO, PARA ALGUNS ELE É ASSIM COMPREENDIDO.
A APRENDIZAGEM SE DÁ POR UM PROCESSO DE ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS. DAS SIMPLES ÀS MAIS COMPLEXAS. DESENVOLVIDO A PARTIR DE PESQUISAS DE PIAGET SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. CONSTRUTIVISMO OPERACIONAL E COGNITIVO.
AQUI TAMBÉM ENCONTRAMOS OUTRO NOME MUITO IMPORTANTE LEV VYGOSTSKY.

MÉTODOS SEGUNDO IRENE CARVALHO
É UMA OUTRA CLASSIFICAÇÃO BEM DIFERENTE, QUE SE DÁ DE ACORDO COM A DISTRIBUIÇÃO DA TURMA:
INDIVIDUALIZADOS
 CONSIDERAM QUE A APRENDIZAGEM É UM EXPERIÊNCIA PESSOAL. VALORIZAM O ATENDIMENTO ÀS DIFERENÇAS E FAZEM ADEQUAÇÃO DOS CONTEÚDOS AO NÍVEL DOS ALUNOS (CAPACIDADE INTELECTUAL, RITMO ETC.)
SOCIALIZADOS
CONSIDERAM QUE A APRENDIZAGEM SE REALIZA EM GRUPO, VALORIZAM A INTERAÇÃO SOCIAL.
SOCIOINDIVIDUALIZADOS
CONSIDERAM QUE A APRENDIZAGEM SE REALIZA INDIVIDUALMENTE E EM GRUPO, POR ISSO COMBINAM ATIVIDADES SOCIALIZADAS E INDIVIDUAIS.

MÉTODOS SEGUNDO LIBÂNEO
EXPOSIÇÃO
EXPOSIÇÃO PELO PROFESSOR OS CONHECIMENTOS SÃO EXPOSTOS PELO PROFESSOR À TURMA. A ATIVIDADE DO ALUNO É RECEPTIVA, MAS NÃO NECESSARIAMENTE, PASSIVA. LIBÂNEO APRESENTA FORMAS DE EXPOSIÇÃO: VERBAL, DEMONSTRAÇÃO, ILUSTRAÇÃO E EXEMPLIFICAÇÃO.
TRABALHO INDEPENDENTE
CONSISTE EM TAREFAS DIRIGIDAS E DIRECIONADAS PELO PROFESSOR AOS ALUNOS PARA QUE RESOLVAM DE FORMA INDEPENDENTE. ESSAS TAREFAS PODEM ACONTECER EM QUALQUER MOMENTO COMO TAREFA DE PREPARAÇÃO, DE ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO OU TAREFA DE ELABORAÇÃO PESSOAL.
ELABORAÇÃO CONJUNTA
INTERAÇÃO ATIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO VISANDO A OBTENÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E HABILIDADES, MAS TAMBÉM PARA FIXAR E CONSOLIDAR CONHECIMENTOS JÁ ADQUIRIDOS. EXEMPLO UM TEMA CUJO ASSUNTO É DE INTERESSE DOS ALUNOS.
DE TRABALHO EM GRUPO
ATIVIDADES REALIZADAS EM GRUPOS FIXOS OU VARIÁVEIS, ONDE OS GRUPOS RECEBEM TEMAS IGUAIS OU DIFERENTES, CUJA FINALIDADE É A COOPERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DA TAREFA.
ATIVIDADES ESPECIAIS
OS MÉTODOS DE ENSINO CONTRIBUINDO PARA UMA APRENDIZAGEM, UMA ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS: O ESTUDO DO MEIO, JORNAL ESCOLAR, ASSEMBLEIA DE ALUNOS, MUSEU ESCOLAR, O TEATRO, A BIBLIOTECA ESCOLAR ETC.





 
IMAGEM DE DOMÍNIO PÚBLICO - COTTONBRO




Nenhum comentário:

Postar um comentário