segunda-feira, 21 de setembro de 2020

PLATAFORMA SEMANA DE 21 A 25 DE SETEMBRO - ATIVIDADE VALENDO 3 PONTOS

 ATIVIDADE DE LEITURA

ESSA ATIVIDADE SERÁ PARA PAL E PARA AS TURMAS EM QUE LECIONO TAMBÉM CDPEF 
 
ATIVIDADE VALE 2,0 PONTOS ( O GRUPO NA AULA DO MEET, OPINIOU E A ATIVIDADE PASSA VALER 3,0 PONTOS)
VOCÊS PODEM FAZER EM FOTO, VÍDEO ETC. 








A ATIVIDADE PODE SER FEITA EM GRUPO DE 5 PESSOAS, MAS TODOS TÊM QUE POSTAR A ATIVIDADE. AQUELES QUE NÃO TÊM ACESSO À PLATAFORMA, PODEM ENVIAR POR E-MAIL

 

ATIVIDADE: EM UM MOMENTO DE PANDEMIA, CUJO CENÁRIO TRISTE NOS ENCAMINHA PARA O PESSIMISMO E A TOTAL FALTA DE PERSPECTIVA, COMO ENCONTRAR INFORMAÇÕES, NOTÍCIAS QUE REALMENTE SEJAM FERRAMENTAS PARA TODOS NÓS NESTE MOMENTO ESPECÍFICO?

COMO FAZER:

 PROCURE UMA REPORTAGEM, ACONTECIMENTO (PRÓXIMO DE VOCÊ OU DO GRUPO). ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ESSE MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO QUE VALE A PENA COMPARTILHAR. TRANSFORME O TEXTO ACRESCENTANDO LETRA DE MÚSICA, UM DESENHO... UMA ARTE E PUBLIQUE NA PLATAFORMA.

 

SUGESTÕES: NOTÍCIA, INFORMATIVO, REPORTAGEM DICA DE FILME, LIVRO, LIVE PROPAGANDA DE CURSO ONLINE GRATUITO CONVITE PARA PARTICIPAR  DE CAMPANHA, DE UMA AÇÃO SOCIAL. ETC  

OBJETIVO DA ATIVIDADE:  TRABALHAR A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE UM TEXTO MULTIMODAL, OU SEJA, UM TEXTO QUE ALÉM DOS RECURSOS VERBAIS, APRESENTA OS RECURSOS VISUAIS NA LEITURA E TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO.  PARA SABER MAIS SOBRE TEXTOS MULTIMODAIS, ASSISTA ESSE VÍDEO NO LINK ABAIXO:

https://www.youtube.com/watch?v=2kEauc6ckSU

 

OBSERVAÇÃO:  VOCÊ PRECISA INFORMAR FONTE, DATA ETC. DE ONDE TIROU O MATERIAL (CONTEÚDO, INFORMAÇÃO) CHECAR PARA SABER SE REALMENTE É UMA NOTÍCIA, INFORMAÇÃO VERDADEIRA. (VOCÊS SABEM QUE HOJE HÁ SITES QUE CHECAM NOTÍCIAS? OLHEM A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL! SABER UTILIZAR AS FERRAMENTAS DIGITAIS!)

 "A linguagem multimodal mescla linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos. O trabalho com textos multimodais nas aulas de leitura é imprescindível uma vez que envolvem uma linguagem muito presente em ambiente digital e impresso. Além disso, representam um ótimo indicador de proficiência em leitura e estão presentes na BNCC". Fonte Site E-DOCENTE


ENTREVISTA COM O PROFESSOR CEREJA SOBRE TEXTO MULTIMODAL

PARA AJUDAR NA ATIVIDADE QUE VALE 3 PONTOS

ASSISTAM O VÍDEO QUE APRESENTEI NA AULA DO MEET ESSA SEMANA, NA SEXTA-FEIRA PELA MANHÃ. É UMA ENTREVISTA COM O PROFESSOR WILLIAM CEREJA.

VAI A JUDAR ENTENDER DO QUE SE TRATA TEXTO MULTIDOMDAL TÃO FALADO NA BNCC E REALIZAR NOSSA ATIVIDADE QUE PODE SER DE GRUPO QUE VALERÁ TRÊS PONTOS.


https://www.youtube.com/watch?v=Ed4RlCfsjMk 


A linguagem multimodal mescla linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos. O trabalho com textos multimodais nas aulas de leitura é imprescindível uma vez que envolvem uma linguagem muito presente em ambiente digital e impresso. Além disso, representam um ótimo indicador de proficiência em leitura e estão presentes na BNCC. Neste primeiro bloco, entenda mais profundamente o que é texto, texto multimodal e diversificações da linguagem multimodal geradas por meio da cultura digital. Veja também algumas dicas de como os professores podem levar a multimodalidade para a sala de aula. Conheça nosso site: http://edocente.com.br Siga-nos no facebook: https://www.facebook.com/editorasaraiva

CANAL E-DOCENTE

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

2º E 3º BIMESTRE - BNCC CONTINUAÇÃO PARTE II - PLATAFORMA 07 A 11 DE SETEMBRO

 

2º E 3º BIMESTRE - BNCC CONTINUAÇÃO PARTE II - PLATAFORMA 07 A 11 DE SETEMBRO

 


OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

Compromisso com a formação integral

Visa à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades. 
 
Propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida. 
 
Foco no desenvolvimento de competências 
 
O conceito de competência, adotado pela BNCC, marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas e pode ser inferido no texto da LDB, especialmente quando se estabelecem as finalidades gerais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Artigos 32 e 35). 
 
 A BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC.
 
Fonte: Trechos retirados da BNCC

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

2º E 3º BIMESTRE - PLATAFORMA SEMANA DE 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO

PLATAFORMA SEMANA DE 31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO

VÍDEO SOBRE BNCC PARTE I

LEIA OS TEXTOS DAS DUAS POSTAGENS ANTERIORES, APÓS ASSISTIR O VÍDEO. 

AS POSTAGENS EXPLICAM O VÍDEO COM MAIS INFORMAÇÕES. 

O VÍDEO É UM RESUMO. (SEMANA QUE VEM, ASSISTIREMOS O VÍDEO PARTE II)

ATIVIDADE

1 - MONTE UM ACRÓSTICO COM BNCC 

Acróstico - poesia em que as primeiras letras (às vezes, as do meio ou do fim) de cada verso formam, em sentido vertical, um ou mais nomes ou um conceito, máxima etc.

2º E 3º BIMESTRE - A BNCC CONTINUAÇÃO


 

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULOS

(Baseado no texto de introdução da BNCC)

A BNCC e os currículos estão afinados aos princípios e valores presentes na LDB e as DCN. Reconhecendo o compromisso com a formação e o desenvolvimento global do ser humano: dimensões:  intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.

A BNCC e os currículos se complementam assegurando as aprendizagens essenciais para cada etapa da Educ. Básica. Mas onde essas aprendizagens ocorrem? Quando? Elas realmente se manifestam no dia a dia da escola, ou seja, quando esse currículo entra em ação adaptado às realidades e demandas de cada espaço, ou seja, à realidade local a partir de um conjunto de decisões, desde as que cabem aos sistemas de ensino, às escolas até ao planejamento de cada professor, considerando, conforme já vimos, as características dos alunos.

“Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, referem-se, entre outras ações, a:

contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;

decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;

selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização etc.;

conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens;

construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos;

selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;

criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem;

manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino. ”

DOCUMENTOS LEGAIS

A Base se apoia em documentos legais como: Constituição, LDB etc.

A constituição Federal de 1988, no seu artigo 210 apontava a necessidade de formalizar os conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental.

Na LDB alguns artigos citam esse tema e sua relevância a importância da organização de uma base. No artigo 9º, ela diz que caberia a União, ou seja, ao governo Federal em colaboração com os estados, distrito federal e municípios estabelecer competências e diretrizes para o EI, EF e EM que norteariam os currículos e seus conteúdos mínimos, garantindo uma formação básica comum.

No artigo 26, a LDB determina que os currículos de EI, EF e EM tenham uma base nacional comum e outra diversificada, ou seja, que atenderia às características locais, regionais.

A base também se apoiou na sua elaboração nos Parâmetros e nas Diretrizes Curriculares. Podemos dizer que a BASE e as DIRETRIZES, conforme o próprio texto da Base define, são comuns. E que os currículos são diversos. Pois, a Base e as Diretrizes atendem a educação nacional como um todo, de forma ampla. Os currículos são elaborados, organizados tendo como fundamento a Base e as Diretrizes, no entanto, apresentam também aspectos característicos de suas realidades locais que emanam da própria cultura, das experiências, características e necessidades de cada região.



 

2º e 3º BIMESTRE - PROGRAMA ADAPTADO

 



TURMAS, FIZ UMA JUNÇÃO DOS DOIS BIMESTRES SEGUINTES ADAPTANDO PARA NOSSA REALIDADE. 

O TEXTO ABAIXO PERTENCE AO CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO NORMAL DA SEEDUC, DATADO DE 2013. OS DOCUMENTOS PARA ORIENTAÇÃO E COMPREENSÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA ERAM SOMENTE AS DIRETRIZES CURRICULARES E OS PARÂMETROS. NESTA ÉPOCA, NÃO TÍNHAMOS AINDA A ATUAL BNCC.

INTRODUÇÃO

A ATUAL BNCC DE ACORDO COM A LDB 9394/96 NORTEIA OS CURRÍCULOS DOS SISTEMAS  E REDES DE ENSINO, ASSIM COMO, AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ELA ESTABELECE OS CONHECIMENTOS, AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE DEVERÃO SER DESENVOLVIDAS AO LONGO DA EDUCAÇÃO. BÁSICA. SEU PRINCIPAL OBJETIVO, CITADO EM SEU TEXTO, É SER BALIZADORA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO PAÍS.

SENDO ASSIM, ESTAREMOS ESTUDANDO A BNCC E OS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS. VOCÊS VERÃO QUE OUTROS ASPECTOS AQUI APONTADOS, JÁ FORAM ESTUDADOS ANTERIORMENTE.



MATERIAL DA SEEDUC

 2º bimestre Eixo Temático: A ESCOLA, AS DIRETRIZES E OS PARÂMETROS CURRICULARES

Habilidades e Competências a serem desenvolvidas

Compreender os processos de construção dos conhecimentos a partir dos Referenciais Curriculares, Diretrizes e Parâmetros, da Língua Portuguesa e de Artes e suas transversalidades no cotidiano escolar.

• Compreender e dialogar com os conteúdos e metodologias expostos nas Diretrizes e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, relacionando-os ao cotidiano escolar.

Sugestões de Atividades

Indicar a leitura do texto “O que são e para que servem as diretrizes curriculares?” (sítio indicado abaixo) Após a leitura, solicitar o apontamento oral ou escrito das partes significativas que serão utilizadas na atividade seguinte.

• Sugerimos a divisão da turma em grupos e realizar a leitura dos textos: PCN Fácil de entender da Língua Portuguesa e PCN Fácil de entender de Artes, e durante a leitura e o debate sobre o texto, acrescentar os apontamentos anteriores, ampliando a compreensão sobre o tema.

• Selecionar livros de literatura infantil ou propor a criação das histórias, com um único tema ou temas variados, para desenvolver com os grupos a oficina sobre os Gêneros textuais.

3º bimestre Eixo Temático: O PLANEJAMENTO EM QUESTÃO

Estudo do processo do planejamento escolar e pedagógico, alinhados em um trabalho interdisciplinar, enfatizando a importância destes para o processo educativo e para a prática docente. Por tanto, discutir os elementos constitutivos do processo ensino aprendizagem (objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação da aprendizagem, currículo) e sua organização (planejamento do currículo e do ensino) faz parte desse processo.

Habilidades e Competências a serem desenvolvidas

Compreender o trabalho interdisciplinar e a ação docente.

• Compreender e sistematizar o trabalho pedagógico no Ensino Fundamental, do planejamento à avaliação.

• Compreender os processos de construção dos conhecimentos e os conceitos das Ciências Naturais e da Matemática a partir da abordagem das Diretrizes e dos Parâmetros Curriculares e a transversalidade no cotidiano escolar.