TURMAS, FIZ UMA JUNÇÃO DOS DOIS BIMESTRES SEGUINTES ADAPTANDO PARA NOSSA REALIDADE.
O TEXTO ABAIXO PERTENCE AO CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO NORMAL DA SEEDUC, DATADO DE 2013. OS DOCUMENTOS PARA ORIENTAÇÃO E COMPREENSÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA ERAM SOMENTE AS DIRETRIZES CURRICULARES E OS PARÂMETROS. NESTA ÉPOCA, NÃO TÍNHAMOS AINDA A ATUAL BNCC.
INTRODUÇÃO
A ATUAL BNCC DE ACORDO COM A LDB 9394/96 NORTEIA OS CURRÍCULOS DOS SISTEMAS E REDES DE ENSINO, ASSIM COMO, AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ELA ESTABELECE OS CONHECIMENTOS, AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE DEVERÃO SER DESENVOLVIDAS AO LONGO DA EDUCAÇÃO. BÁSICA. SEU PRINCIPAL OBJETIVO, CITADO EM SEU TEXTO, É SER BALIZADORA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO PAÍS.
SENDO ASSIM, ESTAREMOS ESTUDANDO A BNCC E OS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS. VOCÊS VERÃO QUE OUTROS ASPECTOS AQUI APONTADOS, JÁ FORAM ESTUDADOS ANTERIORMENTE.
MATERIAL DA SEEDUC
2º bimestre Eixo Temático: A ESCOLA, AS DIRETRIZES E OS PARÂMETROS
CURRICULARES
Habilidades e Competências a serem desenvolvidas
Compreender os processos de construção dos conhecimentos a partir dos Referenciais Curriculares, Diretrizes e Parâmetros, da Língua Portuguesa e de Artes e suas transversalidades no cotidiano escolar.
• Compreender e dialogar com os conteúdos e metodologias expostos nas Diretrizes e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, relacionando-os ao cotidiano escolar.
Sugestões de Atividades
Indicar a leitura do texto “O que são e para que servem as diretrizes curriculares?” (sítio indicado abaixo) Após a leitura, solicitar o apontamento oral ou escrito das partes significativas que serão utilizadas na atividade seguinte.
• Sugerimos a divisão da turma em grupos e realizar a leitura dos textos: PCN Fácil de entender da Língua Portuguesa e PCN Fácil de entender de Artes, e durante a leitura e o debate sobre o texto, acrescentar os apontamentos anteriores, ampliando a compreensão sobre o tema.
• Selecionar livros de literatura infantil ou propor a criação das histórias, com um único tema ou temas variados, para desenvolver com os grupos a oficina sobre os Gêneros textuais.
3º bimestre Eixo Temático: O PLANEJAMENTO EM QUESTÃO
Estudo do processo do planejamento escolar e pedagógico, alinhados em um trabalho interdisciplinar, enfatizando a importância destes para o processo educativo e para a prática docente. Por tanto, discutir os elementos constitutivos do processo ensino aprendizagem (objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação da aprendizagem, currículo) e sua organização (planejamento do currículo e do ensino) faz parte desse processo.
Habilidades e Competências a serem desenvolvidas
• Compreender o trabalho interdisciplinar e a ação docente.
• Compreender e sistematizar o trabalho pedagógico no Ensino
Fundamental, do planejamento à avaliação.
• Compreender os processos de construção dos conhecimentos e os conceitos das Ciências Naturais e da Matemática a partir da abordagem das Diretrizes e dos Parâmetros Curriculares e a transversalidade no cotidiano escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário